Mais de 3 toneladas de carvão são apreendidos após denúncia feita ao programa Linha Verde
Policiais militares do Comando de Polícia Ambiental estouraram nesta terça-feira um galpão em Bangu, na zona oeste, onde apreenderam em seu interior 700 sacos de carvão vegetal de 3kg e 6kg, além de 50 sacos de raf com mais 40kg de pó de carvão vegetal.
Os agentes chegaram ao local após receberem informações do Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre uma carvoaria que operava clandestinamente.
Com a denúncia em mãos, os policiais da 6ª UPAm chegaram à Avenida Brasil, onde no número 34.923, constataram a existência do galpão.
Durante a fiscalização, os agentes identificaram que o mesmo servia como depósito, além de estar ocorrendo naquele momento o empacotamento do carvão vegetal. Ao indagar o responsável que atendeu a equipe, os agentes foram informados de que não havia nenhuma autorização do órgão ambiental competente para a realização da atividade, apenas o Cadastro Técnico Federal. Com base no artigo 60 da lei 9605/98, os policiais militares se deslocaram à 34ª DP, onde a ocorrência foi registrada, não sendo solicitada perícia por parte da distrital.
O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.