Em Iguaba Grande, Secretaria de Saúde começa o ano com a 10ª Edição da Campanha Janeiro Branco, que este ano tem como o A VIDA PEDE EQUILÍBRIO
A Secretaria de Saúde (SMS) começa 2023 com uma grande Campanha de conscientização, o Janeiro Branco. Visando trabalhar pela cultura de melhorar a saúde mental da humanidade, a ação busca promover a circulação de informações e de conhecimento sobre o tema, em todos os espaços nos quais as pessoas se encontram.
Durante todo o mês, a Secretaria de Saúde fará caminhadas, atividades com os usuários no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e uma roda de conversa no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Vila Nova.
- Roda de Conversa “Quem cuida da mente, cuida da vida” – 17/01/2023, às 9h30, no CRAS Apollo Belizário (Vila Nova);
- Oficina “Escrevendo e reescrevendo histórias” – 24/01/2023, às 9h, no Centro de Atenção Psicossocial Profeta Gentileza; e
- Caminhada “Janeiro Branco” – 26/01/2023, às 9h, saindo do Centro de Atenção Psicossocial Profeta Gentileza.
Além disso, o Janeiro Branco, também tem como motivação conscientizar as autoridades governamentais e legislativas do mundo a respeito da importância de estratégias e de políticas públicas voltadas ao tema. Conscientes disso, as pessoas entenderão a importância de ações, de intervenções adequadas, de orientações didáticas e da constante circulação de conhecimento a respeito das temáticas sobre saúde mental.
“Os índices de adoecimentos mentais e emocionais cresceram muito nos últimos anos, principalmente devido à pandemia da Covid-19” disse a Secretária de Saúde, Carla Valle. Campanhas, com esse foco, geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas e orientam os indivíduos sobre questões importantes para as suas vidas. O Janeiro Branco tem muita força nesse sentido.
Por que Janeiro Branco?
No primeiro mês do ano, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas. A sensação de que estão iniciando um ano novo é como uma nova oportunidade de recomeçar e reconstruir nossas relações sociais e emocionais.
Nascida em janeiro de 2014, em Uberlândia(MG), o Janeiro Branco espalhou-se pelo Brasil e outros países, como Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda. No Brasil, virou Lei Municipal e Estadual, estabelecendo, simbólica e oficialmente, como o mês da Saúde Mental em vários municípios e estados do país.
Programe na sua agenda e participe dessa iniciativa. A saúde mental é a maior riqueza da humanidade.
Mais informações: