Feira de trocas solidária é realizada Centro Educacional Helena Paula Tavares
Alunos do segundo segmento do ensino fundamental do Centro Educacional Helena Paula Tavares (CEHPT) e a equipe do Projeto 05 R’s em Ação, promoveram uma Feira de Trocas solidária – projeto de Educação Ambiental, em Teresópolis.
Realizada recentemente, no quadra da unidade escolar CEHPT, em Araras, o evento contou com parcerias e apoiadores, representados por empreendedoras sustentáveis do Ateliê Devas e Canto do Girassol, o representante do Programa Municipal Recicla Terê; Tiago Lima, equipe do Sesc+ Mais Sustentabilidade, a médica veterinária do Projeto Zoonoses – Saúde Pública e Unidades de Conservação de Teresópolis pela UFRJ; Paula Abreu, e a Oficina de Poesia do grupo musical Liberdade Poética.
O objetivo da iniciativa foi levantar práticas e estratégias relacionadas ao Consumo Consciente e a política dos 05 R’s, incentivando os trabalhos de reutilização e reciclagem que foram reproduzidos pelos alunos, como também a valorização das atividades desenvolvidas pelas parcerias, onde levaram suas ações, relacionadas a sustentabilidade, para a feira e contribui na relação da teoria com a prática para o entendimento do público de alunos, pais, professores e gestores da escola.
No mês de agosto até setembro deste ano, o grupo de trabalho do Projeto 05 R’s em Ação deu nova continuidade aos encontros com os estudantes do 1º e 2º turno do CEHPT, com o intuito de promover aprendizagens, a organização e o protagonismo dos alunos em uma Feira de Trocas. Os conteúdos apresentados durante os encontros buscaram levantar as preocupações e os efeitos pertinentes a geração e o descarte do que conhecemos como “lixo”, além de levar maneiras de incentivo à prática da política dos 05 R’s – repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, culminando no desenvolvimento da feira no próprio espaço escolar.
Durante o encontro, os estudantes se organizaram em suas respectivas feiras de diferentes temáticas: troca-troca, pratos sustentáveis e ecoloja. Na feira do troca-troca levaram itens para doação e troca, experimentando uma figura de brechó solidário. Com o apoio da gestão escolar, o grupo dos pratos sustentáveis apresentou a experimentação de receitas prontas que utilizaram o uso integral dos alimentos, buscando provocar a conscientização sobre a diminuição do seu desperdício. Na ecoloja, apresentaram ideias sobre reciclagem, transformando itens comuns do consumo cotidiano em novos instrumentos e utensílios. Uma equipe de estudantes também se apresentou em dança e música, levando a valorização da música popular brasileira representada pelas suas vivências e crenças culturais.
O apoio das parcerias foi fundamental na composição do evento, cada um levando dentro do seu campo de trabalho, as suas oficinas, falas e exposições, criando uns com os outros uma importante relação sobre o exercício da sustentabilidade em torno da solidariedade para com o público escolar. Além do incentivo ao Consumo Consciente e trocas de objetos, experiências e aprendizagens, o projeto auxiliou no avanço da coleta seletiva, sendo esta a primeira escola municipal a receber um Ecoponto.
Como um produto final deste trabalho, pretende-se a finalização da construção de três volumes de cartilhas denominadas “Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar – Cartilha Consumo Consciente – Projeto “05 R’s em Ação”, que será contribuído pelos trabalhos confeccionados pelos próprios feirantes do CEHPT.