Macaé entrega senhas para cadastro do defeso
A entrega das senhas para o cadastro das frentes de trabalho do defeso do camarão e piracema começou nesta segunda-feira. O auxílio atenderá 450 pescadores profissionais e 50 descascadeiras, cadastrados na Colônia de Pescadores e na Associação Mista de Pescadores.
O cadastro será realizado entre os dias 16 e 27 de janeiro, com a entrega de toda documentação necessária, das 8h às 17h, na sede do órgão. Os contemplados receberão três parcelas no valor de um salário mínimo (R$ 1.302,00).
O período de defeso do camarão e da piracema vai de 28 de janeiro a 28 de abril. Para realizar o cadastro, os profissionais que retiraram suas senhas devem comparecer na data prevista.
O secretário adjunto de Pesca e Aquicultura, Jair Barcelos, destaca que a iniciativa tem o objetivo de proteger o período de reprodução e crescimento das espécies. “A lei federal 10.779 proíbe a pesca do camarão durante esses meses, por isso, a importância dessa compensação para o pescador artesanal”, frisa o secretário.
Para o pescador Wando Rodrigues, 42 anos, a compensação é importante para o meio ambiente e o sustento da família. “Já estou no mar há 25 anos e, nesse período, precisamos desse apoio para continuar com os nossos compromissos”, acrescentou.
Durante o período do defeso, todos os pescadores e descascadeiras cadastrados irão participar de diversas atividades das frentes de trabalho. As ações consistem em limpeza do patrimônio ambiental e palestras educacionais que irão abordar temas como saúde do pescador, pesca fantasma, além de DAP e talonário.
Foto: Ana Chaffin