Mangaratiba inicia projeto ambiental pioneiro no país

Curso de capacitação tem como objetivo apresentar a rotina do órgão ambiental e profissionalizar estudantes de diversas áreas

A Prefeitura de Mangaratiba acaba de dar início a um dos maiores programas de educação ambiental profissional do país. Trata-se do projeto inédito ‘Jovens Guardiões Ambientais’, realizado através da Secretaria de Meio Ambiente. Nesta terça-feira foi realizada a posse dos primeiros 20 participantes do curso de capacitação, que tem como objetivo ensinar para universitários, moradores do município, a rotina do órgão ambiental em seu processo produtivo de maneira prática.

A cerimônia aconteceu na sede da secretaria e contou com a presença do secretário da pasta, Antonio Marcos Barreto, da subsecretária Fernanda Porto e do vereador de Mangaratiba, Wlad da Pesca.

Segundo Antonio Marcos o projeto é uma oportunidade única para a cidade.

“A nossa ideia é construir um legado. Estamos oferecendo algo inédito que é ensinar ao jovem estudante como trabalhar num órgão municipal, promovendo o controle ambiental e também a aplicabilidade de políticas públicas ambientais, através das agendas de preservação e conservação da natureza. Além de beneficiar o universitário, a iniciativa vai trazer algo extraordinário para a nossa cidade que possui uma riqueza gigante de patrimônio natural. E essa é a proposta do nosso prefeito Alan Bombeiro”.

O curso conta com uma bolsa no valor de R$ 840,00 mensais e tem duração de três meses. A capacitação acontecerá nos turnos da manhã ou tarde. É importante ressaltar que o todo o curso é custeado através de compensações ambientais.

Os participantes são matriculados nos cursos de graduação de Administração, Biologia, Direito, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestal e Geografia.

 

Fotos: JONATHAN ABADE