Em Maricá, Grupo Din Down Down e Instituto Gingas agitam o CEU da Mumbuca
Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, realizou nesta sexta-feira a apresentação do grupo artístico Din Down Down e Instituto Gingas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.
A apresentação de capoeira feita por pessoas com deficiência e suas mães, as mães-griô, reuniu cerca de 50 pessoas e faz parte do projeto ‘Movimento do CEU’. Outras atrações artísticas estão previstas para os finais de semana de janeiro, incluindo exibições dos grupos Capoeira Estilo Livre, Din Down Down e Instituto Gingas, oficinas de Teatro do CEU e do grupo de Dança para Atores.
David Bassous, o Mestre Bujão, que comanda o grupo artístico Din Down Down e o Instituto Ginga, entendeu que a capoeira é uma luta que pode auxiliar uma parcela importante da sociedade e que todos podem aprender e se adaptar aos golpes. “É uma imensa satisfação nos apresentarmos aqui em Maricá hoje. É muito bom sempre levar e mostrar o reconhecimento público para uma figura da capoeira”, disse David.
Fundado por Bujão em 2003, o Instituto Gingas tem o propósito de difundir, fortalecer e preservar a prática da capoeira, oferecendo aulas e capacitação no seu método de ensino e acessibilidade cultural. Para Lucinda Mariano, 58 anos, mãe do aluno José Luiz, a capoeira é essencial na vida de seu filho. “Além de praticar atividade física, é também um motivo que faz ele se distrair, conhecer e conviver com pessoas diferentes. É uma iniciativa maravilhosa, linda e essencial para o José Luiz”, comentou.
Foto: Marcos Fabrício