Abertura da 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda celebra a gentileza e a literatura
A 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda – Gentileza Gera Gentileza, organizada pelo Instituto Dagaz em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, dia 4, na Ilha São João. O evento, que vai até domingo (7), das 9h às 22h, tem entrada gratuita e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec-RJ), da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e da Nova Transportadora do Sudeste (NTS).
Sob o tema “Gentileza Gera Gentileza”, a bienal presta homenagem a José Datrino, o Profeta Gentileza, reconhecido por disseminar a mensagem de bondade e compaixão ao longo de sua vida. O neto do profeta, Vagner Datrino, emocionado, participou do primeiro dia do evento ao lado de sua tia, enaltecendo a importância da gentileza nos corações das pessoas.
Alunos das redes pública e privada do município visitaram os estandes e participaram das apresentações, que incluíram dança e contação de histórias. Gabriela Jalis, aluna do Colégio Getúlio Vargas, expressou sua alegria em participar da bienal pela primeira vez e destacou seu amor pela leitura e pela escritora brasileira Paula Pimenta.
A programação da bienal inclui palestras, debates, lançamentos de livros com autores regionais, oficinas, contação de histórias, shows e exposições. São mais de 100 atrações, com a presença de 80 escritores, 30 expositores, 20 mesas de debates e apresentações artísticas dos cursos do Instituto Dagaz.
Marinez Fernandes, coordenadora-geral do Instituto Dagaz e da Bienal do Livro, agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento e convidou os participantes a desfrutarem ao máximo das atividades preparadas para os quatro dias da bienal.