“Ação Global Acolhedora” traz serviços sociais e de saúde ao parque Ermitage

No próximo sábado, 25, das 9h às 14h, será realizada a ‘Ação Global Acolhedora’ no Parque Ermitage e arredores, oferecendo diversos serviços sociais, de saúde, estéticos e de lazer à população. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) através do NDS – Núcleo de Estudos, Diagnósticos e Ações em Saúde. A atividade conta também com a colaboração da Receita Federal, Detran-RJ, Defensoria Pública do Município e Fundação Leão XIII.

O Parque Ermitage foi criado para abrigar as famílias que perderam suas casas na tragédia das chuvas de 2011 em Teresópolis, possuindo cerca de 6 mil moradores. Nele está instalado o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Volante Ermitage, conectado ao CRAS Fischer – ambos coordenados por Danielle Moura.

Eliane de Moraes Leite, Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, explica: “Essa ‘Ação Global Acolhedora’ é uma parceria estratégica com a universidade, a Defensoria Pública, o Detran-RJ, a Fundação Leão XIII e a Receita Federal, iniciada no Parque Ermitage. Nosso objetivo é reforçar o recadastramento, ações em saúde e promover a cidadania e proteção social, oferecendo integralidade nos serviços e atendendo às demandas da comunidade, principalmente em relação aos benefícios sociais.”

Durante o evento, serão disponibilizados diversos serviços, como verificação de pressão arterial e glicemia; Cadastro Único, com atualização e pesagem para o Programa Bolsa Família; Atendimento Social; oficina de corte de cabelo adulto, infantil e penteados; design de sobrancelhas; massoterapia; oficina de recreação, leitura e contação de histórias infantis; oficina de artesanato, entre outros. Além disso, serão fornecidas informações sobre benefícios sociais do Governo Federal e orientações para emissão de documentos. O atendimento da SMASDH será supervisionado pela Coordenadora das Ações Acolhedoras da Secretaria, Janaína Aguiar.