Ações emergenciais após temporal em São Gonçalo
Equipes trabalham na limpeza dos bairros e auxílio a moradores
São Gonçalo, através da Secretaria de Conservação, acionou cerca de 150 homens para atuarem em ações emergenciais do município de São Gonçalo desde as primeiras horas deste domingo. As equipes atendem os bairros mais atingidos, após o forte temporal que atingiu a cidade no último sábado.
Com auxílio de retroescavadeiras, barcos para retirada de resíduos dos valões, caminhões para o deslocamento do material recolhido e caminhão-pipa para limpeza das avenidas, os servidores da Prefeitura operam na desobstrução de vias, retirada de dejetos de galeria pluvial e ruas de vários bairros, entre eles Boa Vista, Trindade, Alcântara, Vila Lage, Raul Veiga, Colubandê, Mutondo e Rocha.
Na Rua Luiz Pereira dos Santos, no bairro Boa Vista, região onde foi atingido com 66 mm de chuva, mais de dez servidores trabalham para desobstrução e limpeza do valão que fica localizado próximo à Escola Municipal Valeria de Mattos Fontes.
“Nós temos equipes atendendo diversos bairros de São Gonçalo, após essa forte chuva que atingiu a cidade. Estamos trabalhando para dar todo apoio aos moradores que foram afetados, além de realizar as ações de desobstrução das vias da cidade. Movemos os servidores da Secretaria de Conservação, Assistência Social e Defesa Civil para atender essas famílias que precisam de ajuda”, contou o prefeito Capitão Nelson, que esteve acompanhando de perto as ações de limpeza por toda a cidade.
De forma simultânea, do outro lado do município, na Avenida São Paulo, na Trindade, uma equipe também realizava ações de limpeza, removendo lama e entulho deixados pela força da água.
“Convocamos nosso pessoal para auxiliar nas ações pela cidade. Nesse primeiro momento, vamos realizar todo esse trabalho de desobstrução de vias e depois fazer as manutenções necessárias. Temos uma equipe de poda, que está auxiliando nas questões de remoção de galhos e tombamentos de árvores. Vamos continuar atuando ao longo de todo dia. A semana está iniciando hoje e já começamos com muito trabalho”, afirmou o secretário de Conservação, Edson Leal.
Defesa Civil – A Defesa Civil permanece monitorando os radares, aferindo a precipitação pluviométrica e informando a possibilidade de chuvas através de SMS e do Instagram @defesacivil_saogoncalorj, em atendimento ao cidadão Gonçalense, 24 horas por dia.
Em caso de emergência, ligue 199 ou (21) 98737-0807.
Pontos de apoio – Quatro pontos de apoio foram abertos pela Secretaria de Assistência Social para atender as vítimas desabrigadas.
1- Associação de Moradores e Amigos, no Arsenal (00 pessoas)
2 – Colégio Irene Barbosa, no Jardim Catarina (32 pessoas)
3 – CIEP 041, no Luiz Caçador (42 pessoas)
4 – Quadra do Salgueiro (47 pessoas).
Foto: divulgação