Ações promovidas pelo CTO neste Outubro Rosa destacam a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
Atividades fazem parte da campanha “Declare seu amor por você sempre”
As ações de promoção à saúde da mulher, com especial enfoque à importância da detecção precoce do câncer de mama, continuam a todo vapor neste Outubro Rosa, com a campanha “Declare seu amor por você sempre”. Rodas de conversa com especialistas sobre o assunto e entrega de rosas para as pacientes foram algumas das ações que ocorreram ao longo desta semana.
Na terça-feira, uma roda de conversa liderada pelos médicos oncologistas do CTO, Bernardino Alves Ferreira e Pedro Ismael, teve a participação do mastologista, Carlos Vinicius Pereira Leite. Na ocasião, eles chamaram a atenção para a necessidade de levar o tema para além do mês de outubro, uma vez que, quanto mais cedo o câncer é descoberto, maiores são as chances de cura.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2021, foram diagnosticados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Um ano antes, mais de 18 mil pessoas foram vítimas fatais da doença. O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença – cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos.
“O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, na maioria dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e boas chances de cura. Além disso, cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como a prática de atividade física, manutenção do peso, e, caso engravide, amamentar seu bebê”, destaca Bernardino.
Além de profissionais do CTO, o encontro contou também com convidados da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicas (APPO) e do RadioSerra.
Bate-papo na Cervejaria Bohemia
Nesta quinta-feira, profissionais do CTO participaram de rodas de conversa na Cervejaria Bohemia. Pela manhã, as psicólogas Cristina Volker e Carolina Carvalhaes, falaram sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e o quanto é fundamental desmistificar a palavra câncer, já que, atualmente, existem diversos tratamentos que permitem ao paciente tanto a cura quanto qualidade de vida.
Já a nutricionista, Camila Silva, abordou a relação entre o estilo de vida e o desenvolvimento de doenças cancerígenas, destacando a necessidade de ter uma alimentação saudável. “Sabemos que 90% das causas do câncer estão ligadas ao estilo de vida”, disse.
Na parte da tarde, foi a vez da fisioterapeuta, Renata Pacheco, conversar com os colaboradores do 2º turno da cervejaria. Além de destacar a importância do diagnóstico precoce, do autoexame e da realização dos exames de rotina, ela acrescentou sobre a importância de incluir atividades físicas na rotina como uma das formas de prevenir o câncer. Durante as rodas de conversa ainda foram sorteadas camisas da campanha do Outubro Rosa do CTO para os colaboradores da Cervejaria Bohemia.
Foto: divulgação