Agricultores de Mangaratiba terão nova agroindústria municipal

Os agricultores de Mangaratiba estão próximos de receber a nova sede da Agroindústria Municipal. Nesta terça-feira (21), foi realizada uma visita técnica nas obras do espaço de produção agrícola, que fica no Horto Municipal, em Nova Mangaratiba. A previsão é que a inauguração ocorra daqui a dois meses. A construção está sendo realizada por meio da parceria da Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca (SMAP), com a VALE e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Com um investimento total de R$701 mil, a agroindústria visa fomentar a produção agroecológica da cidade e fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar de Mangaratiba. O local terá área de sanitização de produtos, cozinha industrial, câmara fria, salas de pasteurização, armazenamento, processamento e expedição, loja, estoque, banheiros e vestiários, além de diversos maquinários que ficarão à disposição dos agricultores.

O vice-prefeito Alcimar Moreira, o Chicão da Ilha, comemorou a conquista: “Estou muito feliz com esta parceria que irá beneficiar os nossos agricultores. Obrigado à VALE e à UFRRJ por acreditarem e investirem em nossos projetos que buscam dar autonomia a esses profissionais. Este espaço vai impulsionar a economia local e incentivar muito a produção familiar”.

Segundo o Secretário de Agricultura e Pesca, Alex Barbosa, a ideia é criar a maior agroindústria de processamento de produtos vegetais orgânicos do estado do Rio de Janeiro. “Esse equipamento veio para incentivar e mudar a realidade das famílias produtoras de Mangaratiba. Ele é completo e adequado às normas sanitárias exigidas por lei, o que favorece na inserção dos selos de qualidade, imprescindíveis para a comercialização de produtos agroecológicos”.

O produtor de mel, Sebastião dos Santos Filho, também destacou a importância do empreendimento: “Com certeza esse é um grande passo para nós agricultores. A criação da nova agroindústria é a melhor maneira de aumentar a renda do produtor e incentivá-lo a não ficar estagnado somente no fornecimento para a merenda escolar. É a valorização da agricultura, do trabalhador e do produto da terra. Muito obrigado, Prefeitura de Mangaratiba”.

Participaram da visita técnicos da empresa VALE, da UFRRJ e agricultores da cidade, que também puderam conhecer o local onde está sendo construído um Jardim Sensorial.