Alerta em municípios do interior do Rio por conta das variantes da Covid-19

As Secretarias de Saúde de diversos municípios do interior do Rio de Janeiro estão emitindo alertas sobre o crescente número de casos de Covid-19. A detecção dos primeiros casos da variante EG.5, popularmente conhecida como “Éris”, acendeu um sinal amarelo em meio ao período de inverno, tornando-se um ponto central na campanha de conscientização que se espalha pelo país.

Embora essa variante não demonstre maior gravidade ou riscos significativos em comparação com outras, ela traz seus desafios para os pacientes. Médicos afirmam que aqueles que mantêm seus esquemas de vacinação atualizados possuem menor risco de enfrentar problemas graves em comparação aos não vacinados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reporta que a subvariante Ômicron foi identificada pela primeira vez em fevereiro de 2023.

Os dados sobre os casos notificados a partir de julho têm sido variados. No entanto, até março deste ano, o município de Carapebus liderava as estatísticas de infectados pela Covid-19 no Rio de Janeiro, ultrapassando até mesmo a capital fluminense, que aparece em segundo lugar. A terceira posição é ocupada por Levy Gasparian, seguida por São Fidélis e Cardoso Moreira em quarto e quinto lugares, respectivamente. Itaguaí se encontrava em último nessa classificação.

Diante dessa situação preocupante, a cidade de Campos divulgou seu cronograma semanal de vacinação contra a Covid-19, válido do início de setembro. As crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias poderão receber as três doses da Pfizer Baby. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose deve ser de quatro semanas, e a 3ª dose deve ser aplicada pelo menos oito semanas após a 2ª dose.

Em São Gonçalo, a vacinação contra o coronavírus segue, mas enfrenta desafios. Para os moradores com idades entre 5 e 11 anos, 11 meses e 29 dias que necessitam receber as doses da Pfizer pediátrica ou da Coronavac, apenas nove locais têm esses imunizantes disponíveis, com estoques reduzidos e sem previsão de reposição. No entanto, a imunização de menores de cinco anos e maiores de 12 anos continua em outros pontos de vacinação sem falta de estoque.

Em Angra dos Reis, há um caso confirmado de Covid-19 ativo na última semana. Com a desativação do Centro de Referência Covid-19, o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) e o Hospital de Praia Brava permanecem abertos para lidar com os casos de hospitalização pela Covid-19, embora não haja pacientes internados no momento. Desde 1º de janeiro de 2020 até às 15h de sexta-feira, 25 de agosto de 2023, o município registrou um total de 126.305 casos notificados.

Por outro lado, a cidade de Maricá continua com um ritmo acelerado de vacinação. As atividades ocorrem simultaneamente à campanha de multivacinação. Crianças de seis meses a 11 anos têm a oportunidade de se vacinar nas terças-feiras e quintas-feiras em diferentes Unidades de Saúde da Família (USFs). Já a imunização contra a Covid-19 para pessoas com 12 anos ou mais está disponível de segunda a sexta-feira em diversas USFs.