Alta temporada de inverno injeta mais de R$ 180 milhões na economia de Petrópolis
Petrópolis se prepara para encerrar a alta temporada de inverno com números expressivos. De acordo com projeções do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o período deve movimentar mais de R$ 180 milhões na economia local até o fim de agosto. A estimativa considera os mais de 150 mil turistas hospedados e uma taxa média de ocupação hoteleira de 85% nos fins de semana, além da presença significativa de visitantes que fazem bate-volta e aquecem o comércio e o setor de serviços.
Um dos grandes destaques da temporada foi a Bauernfest, que garantiu mais de 90% de ocupação hoteleira nos três primeiros fins de semana do evento. Outros festivais, como o Festival Sesc de Inverno, MotoFest, Festival do Chocolate e Festival de Fondue do PC&VB, também impulsionaram o turismo e o faturamento dos setores de vestuário, alimentação, bebidas e souvenirs. Segundo a CDL, o comércio deve registrar um aumento de 15% a 20% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado.
Para o diretor executivo do PC&VB, Marco Muller, o impacto do turismo de um dia também tem papel central na movimentação econômica. “Há um público expressivo que não se hospeda, mas consome nos restaurantes, nas lojas e nas atrações culturais. Esse perfil é essencial para sustentar empregos e movimentar toda a cadeia produtiva da cidade”, afirmou.
Com um clima convidativo, segurança e uma programação cultural diversificada, Petrópolis se consolida como destino completo de inverno. O desafio para os próximos meses, segundo autoridades locais, é ampliar a permanência dos visitantes durante os dias úteis, de forma a manter a ocupação hoteleira e o fluxo de consumo mesmo fora dos fins de semana. A expectativa é que os bons resultados desta temporada sirvam de base para ações que ampliem ainda mais a atratividade turística da cidade ao longo de todo o ano.