Altinha: modalidade esportiva inclusiva para mulheres realizada neste domingo em Campos

O evento aconteceu nas quadras de areia do Jardim São Benedito. Ao todo, 40 atletas participaram, entre eles do município de Maricá, região do Grande Rio
Uma bola, três homens e (pelo menos) uma mulher. Está pronto o quarteto para uma partida de altinha, esporte que tem por objetivo manter a bola no ar por mais tempo sem o uso das mãos. Uma modalidade esportiva que está sendo difundida em Campos, com apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME). Neste domingo, as quadras de areia do Jardim São Benedito, no Centro, foram movimentadas por 40 jovens atletas, inclusive com a participação de quartetos de Maricá, da região do Grande Rio.
O diretor da FME e coordenador do Programa Esporte Vida, Leonardo Mantena, destaca que a modalidade esportiva surgiu nas areias das praias da cidade do Rio de Janeiro e que está sendo difundido pelo Brasil.
“Em Campos, graças à sensibilidade e interesse do prefeito Wladimir Garotinho em desenvolver políticas públicas para promover a melhoria na qualidade de vida da população, estamos contribuindo para a difusão desse esporte que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. Interessante é o fato de que não existe uma equipe jogando contra outra. Cada quarteto faz sua apresentação e a pontuação vai sendo registrada. Ao final das apresentações verifica-se as pontuações e identifica-se o quarteto vencedor. Campos tem atletas de nível atuando em equipes do Rio de Janeiro”, informa Mantena.
Para praticar altinha dentro das regras do jogo basta ter uma bola e quatro parceiros, sendo três homens e uma mulher. O objetivo é não deixar a bola cair no chão, mantê-la sempre no alto, e para isso as mãos são proibidas. Vale quase tudo: pés, pernas, peito, cabeça e os ombros
REGRAS DO JOGO
5 minutos de apresentação do grupo; máximo de quatro participantes por equipe, com no mínimo uma mulher na equipe;
Cada equipe se apresenta por vez para uma análise de três a quatro jurados; a pontuação é feita de acordo com a manobra do atleta;
Quanto mais a equipe deixar cair a bola, menos ela pontua.
MANOBRAS
Bike: 15 pontos;
Voleio: 15 pontos;
Shark attack: 12 pontos;
Salto com corte de cabeça: 10 pontos;
Escorpião: 15 pontos.
Foto: Jualmir Delfino