Angra dos Reis capacita em Saúde da Mulher 

Treinamento na Escola de Gestão Pública reuniu aproximadamente 80 profissionais em 3 turmas

Nesta quarta-feira, foi realizada a última aula de capacitação em Saúde da Mulher, promovida em parceria entre a Secretaria de Administração, por meio da Escola de Gestão Pública (EGP), e a Secretaria de Saúde do município. O treinamento foi ministrado pela médica ginecologista Elisa Avancini.

Somadas as três turmas, o curso capacitou aproximadamente 80 profissionais do serviço público municipal, a maioria da área da Saúde. Uma iniciativa de formação continuada da Prefeitura em busca de um atendimento mais humanizado na rede pública. O foco foi o trabalho de pré-natal e os riscos de algumas doenças, como a sífilis.

 

A Dra. Elisa Avancini é formada em medicina pela UFRJ, com pós-graduação em histeroscopia diagnóstica e cirúrgica; trabalha na rede municipal, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Centro de Angra, principalmente com pré-natal de alto risco, tendo atuado também na maternidade da Santa Casa.

 

– Essa atualização no pré-natal é muito importante, para que possamos chamar a atenção para as patologias mais comuns, como sífilis, hipertensão, diabetes, toxoplasmose etc. Falamos ainda sobre quais situações podem ser resolvidas no posto médico e quais devem ser encaminhadas para o pré-natal de alto risco. Outro assunto importante que abordamos foi a necessidade do preenchimento completo do cartão de pré-natal. Este trabalho de atualização é fundamental, tendo em vista principalmente os novos profissionais que chegam na rede de saúde – explica a dra. Avancini.

 

Todos os participantes do treinamento receberão certificado. Devido à grande procura, a EGP estuda disponibilizar a capacitação em Saúde da Mulher novamente no mês de março. Interessados podem obter mais informações sobre este e demais cursos e treinamentos da EGP pelo e-mail egp.pmar@angra.rj.gov.br, pelo telefone (24) 3365-4651 ou no próprio setor, localizado na rua da Conceição, 244, térreo (edifício Parthenon).

 

Em geral, podem participar dos cursos e treinamentos os funcionários da Prefeitura de Angra (incluindo fundações e autarquias) e da Câmara Municipal que sejam servidores de carreira, comissionados ou estagiários (o funcionário deve possuir matrícula).

 

Foto: divulgação