Angra dos Reis celebra 245 anos da tradicional Festa do Senhor do Bonfim com fé, música e cultura

Angra dos Reis se prepara para viver mais uma edição da Festa do Senhor do Bonfim, que chega ao seu 245º aniversário com uma programação especial entre quinta-feira (01) e domingo (04) de maio. O evento, que une fé, cultura e tradição, contará com atividades religiosas, musicais e gastronômicas nas areias da praia do Bonfim, com apoio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

A festa remonta a uma antiga lenda local, segundo a qual um pescador encontrou uma imagem de Cristo crucificado na enseada Batista das Neves. A insistência da imagem em retornar ao local inspirou a construção da capela que, até hoje, é o centro da celebração. Missas, procissões e eventos comunitários marcam o aspecto religioso da programação, que também inclui apresentações musicais e barracas de comidas típicas, oferecendo diversão e espiritualidade para todas as idades.

Entre os destaques, no domingo, estão a alvorada festiva às 6h, com a participação da banda do Colégio Naval, a missa solene às 10h e a tradicional procissão às 16h, seguida da queima de fogos de encerramento às 19h. Atividades culturais e brincadeiras para as crianças também fazem parte da festa, reforçando o caráter comunitário do evento.

Para o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, a Festa do Senhor do Bonfim é um marco na identidade cultural de Angra. “A Festa do Senhor do Bonfim é um evento que todo angrense já espera, independentemente de ser morador do bairro Bonfim. É uma celebração religiosa e alegre, que consegue oferecer, ao mesmo tempo, fé e entretenimento de qualidade a toda a família”, destacou.

A tradicional festa continua sendo um símbolo da história, da fé e da união do povo angrense, reafirmando seu valor como um patrimônio vivo da cidade.