Angra dos Reis lança cartão saúde para aprimorar atendimento na saúde pública

A Prefeitura de Angra dos Reis lançou o Cartão Saúde, que funciona como um registro identificador dos usuários em qualquer serviço de saúde da rede pública municipal. Com o histórico completo do paciente, desde consultas, exames e cirurgias realizadas até medicamentos recebidos, o cartão conta com um código de barras que visa agilizar o atendimento.

O secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, anunciou o cartão durante o evento “Saúde em Angra: Avanços e Novos Desafios”. Segundo ele, o objetivo é promover um sentimento de pertencimento entre os usuários da saúde pública, tratando cada paciente de maneira singular, com todas as suas informações médicas consolidadas.

Durante o evento, o secretário municipal de Saúde, Glauco Fonseca, destacou os avanços conquistados em alguns pontos da saúde pública, enfatizando que a atenção humanizada é uma prioridade para o município. Com 84% da população usuária do SUS, Angra dos Reis busca expandir e aprimorar o atendimento, com consultas, exames e uma ampla cobertura nos postos de saúde.

Em 2023, foram realizadas 164 mil consultas, o que zerou a fila de espera em 15 especialidades médicas, e 960 mil exames diversos. Além disso, o projeto Caravana do Exame efetuou 2 mil procedimentos em pacientes que aguardavam na fila de espera por ultrassonografias e doppler vascular.

O Hospital Municipal da Japuíba, com 105 mil atendimentos de emergência e 6 mil cirurgias, e o Centro de Oncologia, atendendo 95% dos pacientes com câncer na cidade, são destaques na prestação de serviços humanizados.

O Hospital Maternidade de Angra dos Reis (HMAR) celebrou o nascimento do bebê de número 3 mil e é uma referência em gestação de alto risco e atendimento humanizado a mães e recém-nascidos. Já o projeto Saúde no Olhar, que oferece óculos gratuitos para alunos de escolas públicas municipais, já atendeu mais de 12 mil estudantes, fornecendo mais de 3,3 mil óculos.