Atleta paralímpico se prepara para novos desafios

Colecionando medalhas para Macaé desde seu ingresso no esporte, em 2021, o corredor paralímpico, Ronaldo Santos, se prepara para novos desafios no esporte e na vida no próximo ano. O atleta, nascido no distrito de Córrego do Ouro, em sua primeira competição fora do estado, na 31° Dez Milhas Garotos, em Vitória-ES, conquistou o primeiro lugar paralímpico, assim como na Volta Internacional da Pampulha.

 

Ele treina para a Maratona de São Sebastião, no Rio de Janeiro, em 20 de janeiro; para a Ultramaratona de Macaé, competição de 6 horas, em 25 e 26 de março; para a Maratona Internacional do Rio; para a São Silvestre, em São Paulo, no final do próximo ano, entre outras corridas.

 

Competindo pela Associação de Corredores de Rua de Macaé (Ascom), Ronaldo ficou com o primeiro lugar paralímpico, este ano, na Ultramaratona de Macaé. Mas a deficiência visual não é impedimento para que ele dispute também na categoria geral em diversas corridas, obtendo boas colocações em provas curtas ou longas, como na Copa Brasil – 50 km, em Nova Friburgo, ficando em 5° lugar na categoria geral. Este ano, ele ingressou no Programa Bolsa Atleta Macaé, que auxilia esportistas de alta performance a se prepararem para competições.

 

O atleta de 44 anos, que também integra o Clube Makae Hoe de remo, na Lagoa de Imboassica, se prepara ainda, em cursos de qualificação, como operador de computador, almoxarife e mediador extrajudicial, para sua recolocação no mercado de trabalho. “É muito difícil o ingresso de deficiente visual nas empresas. Há dez anos estou cego e encontrando muitas portas fechadas. Mas na área do esporte estou conseguindo me sobressair. Tenho me esforçado muito para desenvolver as minhas habilidades”, diz.

 

“O Bolsa Atleta abriu portas para mim e fez toda diferença no meu desempenho. É o que tem me apoiado.  O programa me fez chegar a lugares e conquistar títulos que eu nem imaginaria. Foi ele que me deu condições, não só de participar das corridas, mas também de me preparar fisicamente para que eu obtivesse todos os bons resultados que conquistei. Muito obrigado à prefeitura, através do secretário de Esportes, Marvel Maillet, e do prefeito Welbert Rezende”, completa o esportista que chegou a pesar 106 kg e hoje está com 70 kg.

 

Ronaldo é acompanhado pela nutricionista da Rede Municipal de Saúde, Carolina Pires. O Bolsa Atleta auxilia em custos de alimentação, suplementos, inscrições e passagens para as competições.

Foto: divulgação