Aumento de doenças contagiosas impulsiona vacinação no Estado do Rio de Janeiro

As secretarias de saúde em todo o estado do Rio de Janeiro estão em alerta devido à recente oscilação da temperatura, o que pode levar a uma nova onda de doenças contagiosas, incluindo gripe, pneumonia e Covid-19. Com o objetivo de proteger a população, as prefeituras estão acelerando a vacinação, buscando evitar o que já está acontecendo em algumas cidades do interior.

Maricá é uma das cidades que está atenta ao crescimento da demanda por saúde. Os dados observados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Inoã mostram um aumento significativo nos atendimentos, com um crescimento de mais de 31,4% entre janeiro e junho de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento é atribuído, em parte, ao crescimento populacional da cidade, especialmente durante a pandemia da Covid-19.

Em meio aos desafios, diversos moradores de Maricá ressaltam a importância das Unidades de Saúde da Família e outros serviços de saúde para a promoção do bem-estar e qualidade de vida. Alan Melo da Silva, de 44 anos, cadastrado na USF Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, é um dos que reconhecem a importância do atendimento de qualidade. Ele destaca que a assistência prestada faz a diferença para sua família.

Em Angra dos Reis, embora o clima varie em temperatura, a cidade está atenta a um possível repique da Covid-19. Apesar da desativação do Centro de Referência da doença, o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) e o Hospital de Praia Brava continuam disponíveis para atender os casos de hospitalização por Covid-19.

Em contrapartida, São Gonçalo apresenta uma notícia positiva, com nenhum óbito registrado em decorrência da Covid-19 até a última quinta-feira. O município, que conta com 4.222 óbitos confirmados, continua atento e monitorando a situação.

Na capital fluminense, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a vacinação de reforço com a bivalente para toda população a partir de 12 anos, desde segunda-feira. É necessário que as pessoas tenham recebido pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 10 meses. A vacinação está ocorrendo em diversas unidades de Atenção Primária e pontos extras pela cidade.