Autoridades buscam agilizar liberação do FGTS para vítimas das chuvas em Petrópolis

Representantes da Prefeitura e da Caixa Econômica Federal têm mantido uma série de reuniões desde a semana passada, com o objetivo de coordenar a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os moradores das áreas afetadas pelas chuvas no fim de março.

Esta medida é parte do Saque Calamidade, uma modalidade de saque prevista pela Caixa para municípios que enfrentaram desastres naturais.

“Imediatamente após as chuvas daquela sexta-feira, 22 de março, optamos por declarar estado de emergência em Petrópolis. O estado de emergência foi reconhecido pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, bem como pelo governo estadual. Isso abre caminho para a liberação do FGTS para os moradores das áreas afetadas. Estou certo de que será um auxílio importante para aqueles que sofreram prejuízos com as chuvas”, declarou o prefeito Rubens Bomtempo.

O valor disponível para saque será o saldo existente na conta do FGTS do trabalhador na data da solicitação, limitado a R$ 6.220.

“Desde o dia 23, quando foi decretado o estado de emergência, estamos em contato com o Ministério Público Federal e a Caixa Econômica. Estou confiante de que essa liberação ocorrerá. No momento, estamos lidando com os procedimentos burocráticos para viabilizá-la. Uma das questões que estamos ajustando é a área de abrangência. Estamos tentando viabilizar a liberação do FGTS por bairro, em vez de por rua, para simplificar o processo. Após as reuniões com a Caixa, a Prefeitura já encaminhou toda a documentação necessária e identificou os bairros afetados”, explicou o secretário de Defesa Civil, Rafael Simão.

A recomendação é que a população continue acompanhando as atualizações no site da Prefeitura. Assim que a liberação for confirmada, as orientações aos beneficiários serão divulgadas nestes canais.