Autoridades de Barra Mansa debatem medidas para prevenir violência nas instituições de ensino

O Conselho Comunitário de Segurança Escolar de Barra Mansa realizou nesta quarta-feira (29), a primeira reunião de 2023 no Colégio Estadual Baldomero Barbará. Estiveram presentes representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Assistência Social e Direitos Humanos e Desenvolvimento Econômico.

O Conselho Comunitário de Segurança Escolar realiza reuniões mensais em diferentes escolas do município, com o objetivo de melhorar a segurança e resolver possíveis problemas nessas áreas. Na primeira reunião do ano, foi destacada a unificação das ações para todas as unidades de ensino da cidade, a fim de debater os problemas mais enfrentados pelas escolas e bairros, estudar casos e discutir medidas que precisam ser tomadas.

O crescente número de casos ligados à violência nas escolas do Brasil, como abusos, ameaças ou bullying, foi discutido na reunião. Foram debatidas ações de prevenção e diminuição desses índices no município, além de discutir a saúde mental dos alunos, relatos de abuso, racismo e bullying, para avançar em um protocolo único que possa ser seguido por todas as escolas municipais, estaduais e particulares.

A vice-prefeita, Fátima Lima, enfatizou a importância da parceria entre o Conselho, as unidades de ensino e os órgãos de segurança para o bem-estar da comunidade estudantil. A presidente do Conselho Comunitário de Segurança Escolar e diretora do Colégio Estadual Baldomero Barbará, Regina Dornas Messias, salientou a necessidade da unificação das ações nas instituições de ensino, independentemente dos bairros e se são públicas ou privadas.