Autoridades de saúde em alerta com aumento de casos de Dengue em Campos dos Goytacazes

Prefeitura diz que cidade enfrenta Epidemia de Dengue com mais de 1.000 casos confirmados

A Secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, confirmou a ocorrência de 1.002 casos de Dengue apenas neste ano no município. Diante desse cenário alarmante, a Prefeitura declarou que a cidade enfrenta uma epidemia da doença, o que provocou uma corrida das autoridades em busca de novas estratégias para combatê-la.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informou que 52% dos exames realizados em moradores de Campos resultaram em cura, enquanto outros 47% foram inconclusivos. Os jovens adultos entre 20 e 29 anos são os mais afetados pela doença na cidade, segundo o levantamento.

A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio de Janeiro alertou que o número de notificações de casos prováveis de Dengue no estado está acima do esperado para o momento, mas ainda não ultrapassou o limite que poderia ser considerado uma epidemia.

Comparado aos anos anteriores, em que a pandemia de Covid-19 resultou em um número muito baixo de notificações, houve um aumento nos casos de Dengue. A SES ressalta que historicamente a maior incidência de casos da doença no Rio de Janeiro ocorre entre março e abril.