Axel Grael apresenta ações climáticas de Niterói em aula magna na UFF

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou nesta terça-feira (24) da aula magna de abertura do 2° semestre da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Engenheiro ambiental, Grael ministrou a palestra “Cidades e Clima: a Experiência de Niterói” para um auditório repleto de estudantes e acadêmicos, compartilhando o histórico das ações climáticas da cidade e abordando os caminhos para a resiliência urbana e o combate ao aquecimento global.

Durante o encontro, o prefeito destacou os investimentos da Prefeitura de Niterói em iniciativas de adaptação climática e infraestrutura urbana. Desde 2013, foram destinados cerca de R$ 1 bilhão em obras de contenção de encostas, além de R$ 500 milhões para projetos de drenagem e pavimentação, que fortalecem a resiliência urbana e a prevenção de desastres naturais. Grael também mencionou a aquisição do radar meteorológico Banda X, com capacidade de monitoramento em um raio de 100 quilômetros, e o reforço das operações da Defesa Civil.

As ações de sustentabilidade em Niterói incluem o reflorestamento do Morro da Boa Vista, a naturalização do Rio Jacaré e a implantação do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, que conta com um sistema de jardins filtrantes para purificar as águas da Lagoa de Piratininga. Grael também ressaltou a ampliação da infraestrutura cicloviária da cidade, com a criação de 86 quilômetros de ciclovias nos últimos anos.

O prefeito enfatizou a importância de ações climáticas locais com impacto global: “Na época da Eco 92, falava-se em pensar localmente e agir globalmente. Eu discordo dessa ideia. O pensamento e as ações sobre o clima precisam ser globais. Quando agimos localmente, estamos influenciando o planeta como um todo”, afirmou Grael.