Barra Mansa é referência na utilização da Lei Aldir Blanc
A cidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, foi destacada no livro “Métricas culturais municipais: O RJ a partir da pandemia” como exemplo de utilização dos recursos disponibilizados pela Lei Aldir Blanc. Através da Fundação Cultura (FCBM), a Prefeitura tem promovido de forma exemplar projetos culturais, em um contexto pandêmico que afetou também a área da cultura.
De acordo com o presidente da FCBM, Marcelo Bravo, o município executou 100% dos recursos em três meses, contemplando 323 propostas. A ampla e variada programação cultural tem permitido que talentos de diferentes áreas se expressem e alcancem reconhecimento.
A participação popular é apontada como um dos fatores que contribuiu para o destaque de Barra Mansa, conforme afirmou Augusto Hernandez, presidente do Conselho Municipal de Cultura. Segundo ele, a valorização da voz da sociedade civil representada no Conselho foi fundamental para a construção coletiva da política cultural do município.
O livro, organizado por Luiz Augusto F. Rodrigues, Steven Dutt-Ross e Clarissa Semensato, traz em detalhes a implantação da Lei Aldir Blanc nos municípios do Estado do Rio de Janeiro, incluindo Barra Mansa na Região Médio Paraíba. As fontes de pesquisa foram diversas, como sites municipais, a plataforma Mais Brasil, redes sociais digitais, o portal da transparência e jornais oficiais, entre outras.