Barra Mansa promove ação de reflorestamento nas margens do Rio Bananal em comemoração a Semana do Meio Ambiente
Nesta terça-feira (04), a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), realizou uma ação de reflorestamento nas margens do Rio Bananal, no bairro Morada do Vale. A atividade integra a programação da Semana do Meio Ambiente, que se estende até sexta-feira, 07 de junho, e inclui diversas ações como plantio, palestras e outras iniciativas de reflorestamento.
De acordo com Jeissiane Silva, gerente de reflorestamento do município, a recuperação de ecossistemas é fundamental para evitar o desequilíbrio ecológico. “Escolhemos o Rio Bananal para esta ação de reflorestamento devido à importância de recuperar o ecossistema ribeirinho e evitar a erosão do solo. Selecionamos mudas que colaboram com a preservação dos recursos hídricos”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, destacou a importância da conservação e proteção ambiental para prevenir consequências desastrosas para o planeta e a vida. “Essa ação visa trazer benefícios para a fauna, a flora e a sociedade como um todo. A recomposição da mata ciliar às margens do Rio é essencial para a conservação dos recursos hídricos, prevenindo erosões, controlando o assoreamento e fornecendo sombra e abrigo para diversos animais”, explicou.
Hugo Thaner, engenheiro agrônomo da prefeitura, informou que as espécies plantadas, como Canafístula, Pau-Formiga e Quaresmeira, são adequadas para a conservação das margens do rio. “Além do plantio, as mudas serão adubadas com composto orgânico e hidrogel para aumentar a capacidade de retenção de água no solo. A produção de lixo orgânico em Barra Mansa é significativa, mas temos a iniciativa de reciclar esse lixo por meio da compostagem, utilizando resíduos da varrição, capina, resíduos sólidos de origem vegetal e cinzas de madeira”, explicou.
Para mais informações, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa disponibiliza o telefone: (24) 2106-3406.