Bauernfest traz turismo na alta temporada de Petrópolis
A Bauernfest, conhecida como a Festa do Colono Alemão, tem se consolidado como o evento principal no calendário de Petrópolis, atraindo um número expressivo de turistas e impulsionando a economia local. Embora não tenha sido divulgado um balanço parcial oficial, é evidente o aumento na presença de visitantes na cidade. Com uma ocupação hoteleira superior a 95%, a festa marca o início da alta temporada na Cidade Imperial.
Luís Ernesto Campos, um profissional da área de TI de 47 anos, trouxe sua esposa Vivian e seus filhos Pedro e Armando, de 9 e 12 anos, para passarem o fim de semana em Petrópolis. Após aproveitarem a tarde nas proximidades da Festa do Colono, eles exploraram o Centro Histórico e fizeram algumas compras como lembranças. É claro que não poderiam deixar de visitar a Rua Teresa, um pedido especial da esposa. Para Luís, a Bauernfest é um dos melhores eventos que ele já teve a oportunidade de visitar.
“Devido ao meu trabalho, viajo bastante e tive a oportunidade de participar de grandes eventos, como a Oktoberfest, o Festival de Cinema em Gramado, entre muitos outros. A Bauernfest é, sem dúvida, um dos melhores que já visitei. É uma chance de aproveitar com a família a bela cidade de Petrópolis, que passou por momentos difíceis há pouco tempo e que aparentemente se recuperou”, declarou Luís Ernesto, mostrando disposição para retornar à Cidade Imperial várias vezes ainda este ano.
A Prefeitura montou um esquema de trânsito para minimizar os impactos no fluxo diário da cidade. No entanto, principalmente nos finais de semana, é inevitável enfrentar o congestionamento devido ao grande número de turistas e moradores locais que se dirigem ao Palácio de Cristal, epicentro da festa. A Cptrans, responsável pelo trânsito, criou um site(link) explicando as rotas e formas de deslocamento durante os dias da Bauernfest. Em Quitandinha, foi destinado um espaço para receber os ônibus de turismo, que chegam em grande quantidade para desfrutar dos eventos e da culinária oferecida.
A expectativa é que mais de 50 mil pessoas visitem a Bauernfest e os arredores de Petrópolis até o dia nove de julho, último dia da Festa do Colono. As barracas no centro do evento oferecem comidas típicas da Alemanha, como salsichões e quitutes germânicos. E, é claro, não pode faltar o tradicional chope, muitos deles produzidos artesanalmente. A Cidade Imperial recebe de braços abertos milhares de turistas de todo o país.