Biblioteca Gabriela Mistral, em Petrópolis, será reaberta ao público com programação especial

Espaço estava fechado desde a enchente do dia 15 de fevereiro de 2022. Parte do acervo foi atingido está sendo recuperado.

A Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral em Petrópolis, será totalmente reaberta ao público na próxima terça-feira (11). O Instituto Municipal de Cultura (IMC) realizou a pintura do espaço e reorganizou o acervo, que agora estará 100% acessível ao público. A biblioteca foi afetada pela enchente do dia 15 de fevereiro de 2022 e voltou a funcionar pouco tempo depois, de forma parcial. Agora, o acervo atingido pela enchente foi recuperado e estará novamente disponível ao público.

A programação de reabertura é gratuita e contará com contação de histórias para crianças e apresentações teatrais nos dias 11, 12 e 13. A solenidade oficial de reabertura da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral será realizada na noite de terça-feira, 11 de abril.

Atualmente, o acervo da biblioteca compreende mais de cem mil volumes, incluindo livros, audiolivros, artigos de periódicos e outros.

“A reabertura da biblioteca faz parte das ações de retomada e valorização da cena cultural de Petrópolis. Já reabrimos a Sala Cine Humberto Mauro, fizemos a revitalização da fachada do Centro de Cultura e fizemos a acessibilidade dos banheiros. Novas intervenções já estão previstas”, comentou a presidente do IMC, Diana Iliescu.

História

A Biblioteca Municipal Gabriela Mistral tem quase 150 anos de história em Petrópolis. Inaugurada em 1º de fevereiro de 1876 na Câmara Municipal, só ganhou sede própria em 29 de julho de 1946, durante as comemorações do centenário da Princesa Isabel, quando foi desvinculada da Câmara e passou a ser administrada pela Prefeitura.

De 1974 a 1977, a sede da Biblioteca foi demolida para a construção do Centro de Cultura e durante esse período teve seu funcionamento na Casa Cláudio de Souza. Com a inauguração do Centro de Cultura em 31 de julho de 1977, a Biblioteca ganhou uma casa nova onde está até os dias de hoje.

Em 1994, a Biblioteca recebeu o nome de “Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral”, em homenagem à poetisa chilena Lucila Godoy Alcayaga, conhecida como Gabriela Mistral (1889-1957), que foi a primeira mulher da América Latina a ganhar o Nobel de Literatura em 1945.

Confira a programação:

Dia 11

  • 10h – Contação de história
  • 14h – Teatro infantil – “Dona Sofia e suas poesias”

Dia 12

  • 10h – Contação de história
  • 14h – Teatro infantil – “Reino dos Livros Esquecidos”

Dia 13

  • 10h – Contação de história
  • 14h – Teatro Infantil – “Rosa que Gira a Roda”