Câmara Municipal aprova projeto que promove turismo pedagógico em Petrópolis

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou um novo Projeto de Lei, nº 5266/2022, de autoria do vereador Léo França (PSB), que visa implementar o turismo pedagógico para os alunos das escolas da rede municipal de educação da cidade. A medida tem como finalidade promover atividades pedagógicas extraclasse, permitindo o acesso dos estudantes ao acervo cultural, artístico e turístico da Cidade Imperial.

De acordo com o projeto, cada instituição de ensino deverá realizar, pelo menos uma vez ao ano, uma visita pedagógica a museus, ao Centro Histórico, a monumentos históricos ou culturais, como pontes, praças e estátuas, edificações históricas ou antigas e áreas rurais do município. Essas visitas deverão ser complementadas com informações culturais e históricas, proporcionando um melhor aprendizado e formando cidadãos com vasto conhecimento sobre a história de Petrópolis.

Segundo o vereador Léo França, o conhecimento sobre os pontos turísticos e culturais da cidade pode envolver as crianças na preservação do patrimônio, meio ambiente e cultura. Além disso, a medida prevê parcerias com órgãos competentes nas áreas da educação, cultura e turismo, bem como com instituições públicas e privadas, para a organização e realização dos roteiros de visitas.

Em sua justificativa, o parlamentar destaca três objetivos fundamentais para a criação do projeto: autonomia, pesquisa e integração. Para ele, as visitas pedagógicas permitirão aos estudantes vivenciar situações reais, assumindo novas responsabilidades e descobrindo capacidades, resultando em autonomia. Além disso, as visitas possibilitarão a ampliação do campo das investigações, chegando a descobertas inesperadas e interessantes. E, por fim, os estudantes vão interagir ainda mais uns com os outros, incentivando o desenvolvimento do vínculo afetivo.

Com a aprovação do Projeto de Lei, espera-se que os estudantes das escolas da rede municipal de educação de Petrópolis possam desfrutar das riquezas históricas e culturais da cidade de forma pedagógica e lúdica, o que certamente contribuirá para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.