Câmara Municipal de Petrópolis aprova projeto para implementação de Programa de Artes Marciais nas escolas municipais
Petrópolis poderá oferecer um Programa de Artes Marciais como atividade extracurricular nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O Projeto de Lei, de autoria dos vereadores Fred Procópio e Domingos Protetor, foi aprovado pela Câmara Municipal na última quarta-feira (17). A proposta agora segue para análise do Poder Executivo.
A proposta prevê a celebração de parcerias entre o Poder Executivo e instituições comprovadamente capacitadas, como Organizações da Sociedade Civil (OSC), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OCIP), Organizações Não Governamentais (ONG), Associações e Federações. No entanto, para lecionar Artes Marciais nas escolas, o profissional deverá ser devidamente graduado e registrado por uma Federação ou Associação oficial e regulamentadora do esporte.
Segundo o vereador Fred Procópio, ao oferecer a oportunidade de vivenciar as artes marciais, as crianças se tornam adultos melhores. Ele destaca que esses jovens estarão mais desenvolvidos cognitiva e comportamentalmente para enfrentar os desafios da vida. No dia a dia, a prática das artes marciais proporciona disciplina, evolução física, moral e psicológica, sendo agentes de transformação do ambiente escolar e da comunidade em geral.
Domingos Protetor ressalta que o esporte é reconhecido como meio de resgate de vidas e uma forma eficaz de prevenção do crime e do envolvimento com drogas. As artes marciais também ensinam princípios de não violência, respeito e paciência, além de melhorar a concentração, o foco, a autoestima e a autoconfiança das crianças.
De acordo com o projeto, a metodologia de ensino será definida pela entidade contratada, devendo ser adequada à faixa etária dos alunos.