Campanha do Novembro Azul destaca a importância da saúde masculina no Rio de Janeiro

O câncer de próstata, a terceira maior causa de morte entre os homens no Brasil, é uma doença que afeta principalmente os homens com mais de 60 anos. Estima-se que haverá cerca de 71.730 novos casos no país até 2025, segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde dos homens, foi lançada a campanha “Novembro Azul” no Rio de Janeiro.

A campanha “Novembro Azul” é uma iniciativa que visa chamar a atenção para a saúde masculina, enfatizando a necessidade de realizar exames para a detecção precoce de doenças, como o câncer de próstata. Esta doença é a segunda principal causa de morte entre os homens em todo o mundo. A campanha destaca a importância do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue, e do toque retal para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No Rio de Janeiro, durante todo o mês de novembro, as unidades de Atenção Primária, como clínicas da família e centros municipais de saúde, realizam uma série de atividades voltadas para a promoção da saúde masculina. Isso inclui palestras, oficinas, exames, vacinação, rodas de conversas, aulas de educação física e planejamento reprodutivo. A programação tem como objetivo incentivar a promoção da saúde individual e coletiva dos homens. Segundo o subsecretário de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Renato Cony, a porcentagem de homens atendidos nas clínicas da família é de cerca de 34% do total de pacientes, sendo as mulheres a maioria.

Na cidade de Campos, a campanha teve início com uma série de atividades para atingir diversos locais do município. Ainda há muito a ser feito, pois o movimento voltado para a saúde do homem não alcançou o número desejado, de acordo com o departamento de saúde da cidade. O coordenador do serviço de Urologia do Hospital Geral de Guarus (HGG) e coordenador do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem, Felipe Dias, destaca que o câncer de próstata não apresenta sintomas específicos até que esteja em estágio avançado, o que dificulta a cura.

A campanha “Novembro Azul” também é organizada pela Secretaria de Saúde de Petrópolis e engloba uma série de atividades ao longo do mês. Palestras, rodas de conversa e mobilizações em unidades de saúde, como PSFs, UBS, Centro de Saúde Coletiva e o Hospital Alcides Carneiro fazem parte da programação. Petrópolis é a única cidade do estado a trabalhar com indicadores municipais voltados para a saúde do homem, focando em áreas como acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade ativa e moralidades essenciais.

Nos primeiros oito meses deste ano, foram realizadas 23.939 consultas na atenção primária em Petrópolis. Além disso, a rede municipal realizou 213 vasectomias e 248 homens participaram das reuniões de paternidade ativa, conhecido como Pré-Natal do Parceiro. O trabalho de excelência na saúde masculina em Petrópolis é evidenciado pelos números, demonstrando a evolução do programa na cidade, segundo o coordenador estadual da Saúde do Homem, Giovani Dimas.

Portanto, o “Novembro Azul” é uma importante campanha que visa destacar a necessidade de cuidar da saúde masculina e promover o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de próstata, para melhorar a qualidade de vida dos homens e reduzir os riscos à saúde.