Campos abre a Semana da Saúde com atendimentos gratuitos e ações de prevenção no Centro da cidade
A cidade de Campos dos Goytacazes deu início no último sábado à Semana da Saúde, com uma programação voltada para o atendimento gratuito da população, ações preventivas e incentivo a hábitos saudáveis. O evento marca a celebração do Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e teve seu pontapé inicial às 9h, no Restaurante do Povo, no Centro.
Com foco no cuidado direto à população, a ação levou o Consultório da Rua ao local, oferecendo vacinação, aferição de glicose e pressão arterial, consultas médicas e orientações sobre saúde. O aposentado José Carlos Gomes, de 65 anos, foi um dos atendidos e destacou a importância de aproveitar iniciativas como essa para o controle de doenças crônicas: “Tenho esses problemas de saúde e por isso estou sempre acompanhando. Hoje foi uma boa oportunidade”, afirmou.
Ao todo, 25 profissionais da saúde participaram da ação, entre médicos, enfermeiros, técnicos e estagiários. A coordenadora Constância Prestes ressaltou a adesão positiva dos frequentadores: “Logo após o café da manhã, o público começou a participar, e mantivemos o atendimento também no período da tarde, após o almoço, para alcançar mais pessoas”.
Também esteve presente uma equipe do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), com orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A semana foi idealizada pela subsecretária de Saúde Bruna Araújo, que destacou o papel da campanha na prevenção e promoção do bem-estar. “Queremos incentivar hábitos saudáveis, o cuidado pessoal e a saúde integral, que é a base para uma vida saudável”, afirmou.
A programação segue ao longo da semana, com destaque para o dia 10 de abril, quando o Hospital Geral ProntoCardio realizará testes de detecção precoce e palestras educativas, além de outras ações em unidades de saúde e nas redes sociais da Prefeitura.