Campos lidera crescimento econômico no Estado do Rio e supera média nacional no primeiro semestre de 2025
A cidade de Campos dos Goytacazes registrou um dos melhores desempenhos econômicos do país nos primeiros cinco meses de 2025, com um crescimento de 4,00%, ultrapassando a média do Estado do Rio de Janeiro (1,69%) e do próprio Brasil (3,19%), segundo levantamento do geógrafo William Passos. Quando se considera a chamada Grande Campos — que inclui também o município de São João da Barra —, o crescimento chega a 4,13%, superando inclusive a média da Bacia de Campos (4,01%).
O avanço é atribuído ao fortalecimento do setor de serviços, aliado à geração de empregos formais, fatores que consolidam Campos como um polo regional de desenvolvimento. Segundo o economista Ranulfo Vidigal, diretor de Indicadores Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, esse desempenho positivo reflete ações estratégicas adotadas pela gestão do prefeito Wladimir Garotinho.
“A estabilidade nas regras, o pagamento em dia dos salários, os investimentos em infraestrutura e a transferência de renda para as famílias mais vulneráveis criaram um ambiente fértil para o crescimento. Mais empregos geram maior massa salarial e atraem novas empresas”, afirmou Vidigal.
Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) reforçam o cenário otimista: até maio, a Grande Campos criou 2.705 empregos formais, o que representa uma alta de 2,83% em relação a dezembro de 2024. Só no mês de maio, Campos registrou 1.604 novas vagas com carteira assinada, com destaque para o setor agropecuário, que gerou 874 postos de trabalho com o início da safra sucroalcooleira.
Com uma economia diversificada e políticas públicas voltadas à inclusão e à estabilidade fiscal, Campos se destaca como exemplo de recuperação econômica regional e promete manter o ritmo de crescimento ao longo de 2025.