Campos recebe vacinas bivalentes contra a Covid-19 e inicia aplicação nesta sexta

Nesse primeiro momento, a imunização será para idosos acima de 70 anos e as pessoas imunocomprometidas maiores de 12 anos

Campos recebeu, nesta quinta-feira, o primeiro lote das vacinas bivalentes contra a Covid-19. A entrega das 6.360 doses da vacina Pfizer BioNTech, feita pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ), ocorreu na sede do 8º Batalhão de Polícia Militar. A campanha de imunização terá início nesta sexta-feira e será feita de forma escalonada.
Nesse primeiro momento, recebem a vacina os idosos acima de 70 anos e as pessoas imunocomprometidas maiores de 12 anos imunizados há mais de 4 meses. Ao todo, são cinco locais de vacinação conforme especificado ao final do texto.
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro, junto da coordenadora de Imunizações, Amanda Carvalho, acompanhou a chegada das vacinas no 8ºBPM. Os imunizantes foram levados para a Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de onde serão distribuídos para os pontos de aplicação.
A vacina bivalente oferece proteção contra a cepa original do coronavírus, a SARS-CoV-2, da B.1.1.529 (Ômicron) e contra as duas maiores variantes da Ômicron (BA.4 e BA.5), que registraram o maior número de casos na última grande onda doença no país. Desde o início da pandemia em 2020, Campos contabilizou, segundo dados do Boletim Coronavírus do último dia 17 deste ano, 63.608 casos confirmados da doença e 1.880 óbitos.
“É importante lembrar que para receber essa vacina, necessariamente a pessoa precisa estar com o esquema primário completo (duas doses iniciais) ou com as quatro doses, sendo a última dose feita há no mínimo 4 meses. Então, para quem ainda não completou o esquema, tome a vacina monovalente para que a gente possa posteriormente aplicar a vacina bivalente”, explica Rodrigo Carneiro.
Para que idosos com mais de 70 anos recebam a vacina bivalente é obrigatório apresentar o Cartão de Vacina Covid-19 contando as doses anteriores, documento com foto, CPF e comprovante de residência. No caso das pessoas imunocomprometidas maiores de 12 anos, além dos documentos já citados, também é necessário levar o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
São considerados indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão: pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV (PVHIV); pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e uso de corticoide em dose maior ou igual a 20mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias.
Crianças em uso de prednisona ou equivalente maior ou igual 2mg por mais de 10 dias até 10kg; indivíduos em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.
“As pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários devem continuar tomando as doses da vacina monovalente para completar o esquema vacinal primário”, orienta Amanda Carvalho, ressaltando que a campanha de vacinação bivalente foi dividida em cinco etapas para os grupos prioritários.
LOCAIS DE VACINAÇÃO DAS 9H ÀS 16H
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
CLUBE DA TERCEIRA IDADE
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)
QUIOSQUE RODOVIÁRIA ROBERTO SILVEIRA
LOCAL DE VACINAÇÃO DAS 11H ÀS 20H
UPH SALDANHA MARINHO

 

Foto: Kelly Maria / Divulgação