Carnamar contará com operação especial da Capitania dos Portos de Itacuruçá, em Mangaratiba
Mangaratiba em parceria com a Marinha do Brasil realizou nesta quarta-feira uma reunião entre secretários e representantes da Capitania dos Portos para discutir o planejamento estratégico do Carnamar 2023. O objetivo foi alinhar ações conjuntas para o ordenamento da folia marítima carnavalesca. O encontro aconteceu na secretaria de Ordem Pública e foram anunciadas algumas medidas visando a segurança dos participantes.
Durante o evento, a Delegacia da Capitania dos Portos de Itacuruçá realizará a Operação ‘Carnamar 2023’, com o lema “Orientar, instruir e fiscalizar, tudo pela segurança de quem vai navegar”. Será realizado o monitoramento, fiscalização e orientação com o auxílio de cinco embarcações de pequeno e médio portes, motoaquáticas, quadriciclo, além de uma equipe com 64 militares da Inspeção Naval (IN).
Vale ressaltar, que as operações do órgão também vão acontecer em parceria com a Secretaria de Ordem Pública durante o feriado do Carnaval, no período de 16 a 26 de fevereiro. As equipes da IN e da prefeitura estarão atuando em marinas, clubes e colônia de pescadores, além de terem pontos de apoio em Itacuruçá (Cais, Iate Clube e BR Marinas), Muriqui (Praia e Iate Clube), Mangaratiba (Cais) e Conceição de Jacareí (Porto Real, Cais e Praia).
Durante a Operação será utilizado o etilômetro, também conhecido como bafômetro, aparelho que mede a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea de uma pessoa.
Caso alguma embarcação oferecer perigo, por navegar em local não permitido ou descumprindo os requisitos previstos na Lei 9.537/97 (LESTA), será notificada e poderá ser apreendida, de acordo com a gravidade da infração.
A Marinha do Brasil recomenda que todos os tripulantes disponham de coletes salva-vidas e que as normas e leis sejam respeitadas rigorosamente. Também destaca que é indispensável verificar os avisos de mau tempo em vigor disponibilizados no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/
É importante lembrar que em caso de denúncia de emergências marítimas e pedidos de auxílio o número para contato é 185 ou pelo telefone da Delegacia da Capitania dos Portos de Itacuruçá que é 21 2680-7420.
Estiveram presentes na reunião os secretários de Comunicação, Roberto Castilho, de Eventos, Roberto Monsores, de Trânsito, Evandro Ramalho, de Ordem Pública, Braz Marcos da Silva Marques, e de Ciência e Tecnologia, Antonio Aniceto.