Carnaval Fora da Sapucaí: Municípios do Rio celebram com brilho próprio
É inegável que a Sapucaí, no coração do Rio de Janeiro, seja o epicentro do carnaval. No entanto, algumas cidades do interior fluminense já estão mergulhadas na atmosfera festiva, impulsionadas pelo apoio das prefeituras que buscam destacar que, mesmo distantes do centro carnavalesco, conseguem produzir espetáculos únicos capazes de animar foliões em fevereiro.
Em Maricá, as festividades carnavalescas já estão em pleno andamento. A Escola de Samba União de Maricá realizou seu terceiro ensaio técnico para o Carnaval 2024 na Passarela Adélia Breve, no Centro. Mesmo com a chuva que caiu durante a noite, o público não se deixou desanimar, marcando presença nas arquibancadas em frente ao Colégio Estadual Elisiário da Matta para prestigiar o ensaio.
Na véspera, o prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou o barracão da Unidos do Viradouro na Cidade do Samba, no Rio, acompanhando de perto os preparativos para o desfile do Carnaval de 2024. A vermelho e branco de Niterói apresentará o enredo “Arroboboi, Dangbé”, explorando a energia do culto ao vodum serpente.
O enredo “Arroboboi, Dangbé” da Viradouro remonta às batalhas épicas na Costa Ocidental da África, influenciando as guerreiras Mino do reino de Daomé, iniciadas espiritualmente pelas sacerdotisas voduns. A energia do culto chegou ao Brasil com a instalação de terreiros na Bahia por Ludovina Pessoa, sacerdotisa daomeana que veio com a missão de perpetuar a crença nos voduns.
Em Nova Friburgo, o último sábado foi dedicado ao projeto “Um Dia no Jardim”, de Educação Patrimonial da Praça Getúlio Vargas, visando valorizar as heranças culturais do município. Oficinas de máscaras carnavalescas e apresentações da Escola de Samba Mirim Sementes do Samba transformaram a Praça Getúlio Vargas em um ponto privilegiado de usufruto do Patrimônio Histórico local.
Angra dos Reis está se preparando para o maior carnaval de sua história. Além de shows musicais gratuitos com artistas renomados nacionalmente, dezenas de blocos animarão os foliões. A Prefeitura local lançará um chamamento público para disponibilizar R$ 347 mil em apoio cultural a esses blocos carnavalescos. O edital está disponível para download no site oficial da Prefeitura, e os interessados têm até segunda-feira às 9 horas para entregar a documentação necessária na Secretaria Executiva de Gestão de Suprimentos, localizada na Rua Arcebispo Santos, nº 337, Centro.