Carro fumacê percorre Volta Redonda no combate à dengue: Saiba mais!
A Prefeitura de Volta Redonda recebeu e já colocou em operação o carro fumacê UBV (ultrabaixo volume) para conter a propagação do Aedes aegypti, transmissor da dengue. A Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (SVEA), do Governo do Estado, está coordenando essa ação, que teve início nos bairros Conforto, Ponte Alta, Sessenta e Monte Castelo.
Durante três semanas, o veículo percorrerá diferentes regiões da cidade. Os próximos locais contemplados serão Aterrado, Jardim Paraíba, Dom Bosco e São Luiz, conforme divulgado no cronograma da Prefeitura nas redes sociais.
A coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaina Soledad, enfatizou a importância de que os moradores permitam a entrada do carro fumacê ao manter janelas e portas abertas durante a passagem do veículo. Ela também orientou sobre a retirada de animais, recipientes com água, roupas do varal e quaisquer objetos do quintal para potencializar a eficácia do tratamento.
Soledad esclareceu que o carro fumacê UBV é direcionado especificamente ao combate ao Aedes aegypti, visando eliminar mosquitos adultos e interromper sua proliferação. No entanto, alertou que esse método não atinge as larvas do mosquito.
Para complementar a ação do fumacê, é fundamental que os moradores realizem vistorias semanais em suas propriedades, eliminando qualquer acúmulo de água parada em recipientes como garrafas, pneus, vasos de plantas e até mesmo em caixas d’água, que devem estar bem tampadas para evitar a criação de larvas do mosquito.