Cartão Macaé: saiba como solicitar o benefício

O Cartão Macaé pode ser solicitado, gratuitamente, para a primeira via, por todo morador do município, a partir de um cadastro específico.

O benefício garante o pagamento da passagem no transporte coletivo urbano a R$ 1,00, sendo um dos maiores programas do Estado do Rio de Janeiro de inclusão social. Só no mês de janeiro foram registrados 8.526 atendimentos diversos no setor da Coordenadoria de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Para solicitar a primeira via é bem simples. Basta fazer o cadastro online para agilizar o atendimento na secretaria, disponível no link: www.cartaomacae.com.br/cadastro

Depois, é só se dirigir à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana com os seguintes documentos: cópia e original da carteira de identidade; cópia e original do CPF; cópia e original do comprovante de residência em Macaé emitido até 90 dias da data do requerimento do cadastramento (conta de água, luz, telefone), em nome do usuário, do cônjuge, do companheiro e de ascendentes ou descendentes até o 2º grau de parentesco, devidamente documentado.

Após a conferência da documentação, será feita uma foto (gratuita) no setor para finalizar o cadastramento.

Caso não possua nenhum comprovante de residência, o usuário poderá apresentar declaração de residência, com firma reconhecida em cartório, e cópia do comprovante de residência do declarante.

Desbloqueio e segunda via

O Cartão Macaé é bloqueado após 60 dias sem utilização. Para desbloquear é só levar o Cartão Macaé na Secretaria de Mobilidade Urbana com documento de identidade e CPF. Caso o cartão seja perdido pode ser enviado um e-mail (cartaomacae@macae.rj.gov.br), com foto do CPF, RG ou CNH + número de telefone, para que possa ser solicitado o bloqueio do Cartão Macaé.

A solicitação de segunda via pode ser feita por e-mail, anexando cópia digitalizada do RG e CPF para: cartaomacae@macae.rj.gov.br. A resposta conterá o boleto para pagamento. Depois é só retornar à secretaria com o comprovante de pagamento e o boleto impresso, além de documentação original (RG e CPF).

O atendimento na Mobilidade Urbana para primeira e segunda vias, retirada e desbloqueio acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A sede do órgão está localizada à Rua Euzébio de Queiroz, 678, no Centro, CEP: 27910-230.

 

Foto: Lourdinha Miranda