Casa da Criança zera fila para neuropediatra em Macaé
Em função do sistema de marcação de consulta informatizado e de novas metodologias de atendimento, a Casa da Criança e do Adolescente conseguiu zerar a fila de 1.146 crianças que estavam aguardando o atendimento de neuropediatria. O registro segue a prioridade do governo municipal de assegurar uma melhor prestação de serviços aos usuários. No mês de outubro, a unidade recebeu uma média de 6 mil atendimentos. Usuários novos poderão marcar consultas a partir da primeira semana de janeiro. O local fica à Rua Doutor Télio Barreto, 316, Centro.
Uma das demandas mais procuradas do espaço, a consulta de neuropediatria visa atender crianças com alterações neurológicas. Para reforçar o atendimento, segundo o diretor administrativo da Casa da Criança, Pablo Corrêa Fontes, foram contratados dois novos neuropediatras. “Nossa preocupação foi com a agilização e dinamismo dos serviços, e estamos conseguindo. Além de zerar a fila de espera para neuropediatra, conseguimos também para nutricionista, que desde 2021, era de 327 usuários aguardando. Nosso trabalho é pautado em estratégias de atendimento voltadas para agilização no atendimento, conforto e acessibilidade”, pontua.
Ele lembra que mesmo tendo zerado fila de espera, a equipe da Casa da Criança efetivou ligações de marcação de dias e horários para quem estava na fila de espera. “O usuário que mudou de contato telefônico e está aguardando, deve ir presencialmente ao espaço com os documentos necessários para o agendamento (cartão SUS e encaminhamento médico para especialidade), sempre de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h”, comentou.
O sistema de marcação informatizado foi procurado por usuários como Juliana Moraes. “Ainda bem que a Casa da Criança oferece atendimento de neuropediatra. Vim com encaminhamento do meu filho Sávio e estou na expectativa que tudo dê certo”, observa.
Na Casa da Criança também são oferecidas especialidades ligadas à genética, além de pediatria clínica, cardiologia pediátrica, alergologia, pneumologia, dermatologia, neuropediatria, gastroenterologia, nefrologia pediátrica, neurologia pediátrica, otorrinopediatria e ginecologia/obstetrícia. Como também os serviços de psicologia, fonoaudiologia, serviço social, teste da orelhinha, pneumologista, eletrocardiograma, enfermagem, fisioterapia respiratória e nutrição, todas voltadas ao público que vai de zero a 18 anos.
Foto: Bruno Campos