Casa do Trabalhador itinerante leva oportunidades de emprego a moradores de Maricá

No interior do Rio de Janeiro, oportunidades de emprego estão crescendo, mesmo com a limitação de divulgação por conta das restrições da Lei Eleitoral. A Casa do Trabalhador Itinerante, um projeto da Prefeitura de Maricá, está levando esperança aos moradores em busca de recolocação profissional. Neste sábado (14/09) e domingo (15/09), a iniciativa estará no Centro de Inoã, próximo à passarela da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), oferecendo serviços essenciais para quem deseja se inserir ou reintegrar ao mercado de trabalho.

Das 9h às 13h, os interessados poderão se candidatar a vagas divulgadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Maricá, através de uma parceria com a Casa do Trabalhador. Para isso, é necessário apresentar documentos como identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carteira de trabalho.

Além da oferta de vagas, o evento proporcionará orientações jurídicas, vocacionais e dicas sobre como se comportar em entrevistas de emprego. Durante o fim de semana, duas palestras abertas ao público enriquecerão a programação. No sábado, às 10h, Nariene da Silva Xavier falará sobre a importância da formação na área da comunicação. No domingo, das 10h às 11h, Alcinete Pereira, Clerian Pereira e Aline Ritter discutirão as perspectivas do mercado de trabalho.

A Casa do Trabalhador Itinerante seguirá para outras localidades, com eventos nos dias 21 e 22 de setembro na Praça Linear do Flamengo e, em 28 e 29 de setembro, na Praça do Tiradentes em Araçatiba. Essas ações refletem o compromisso das prefeituras do interior em apoiar suas comunidades em tempos econômicos difíceis.

Em paralelo, Petrópolis também se movimenta. O Balcão de Empregos da cidade oferece mais de 99 oportunidades de trabalho. Os interessados devem cadastrar seus currículos no site da Prefeitura até 13 de setembro. As empresas participantes são responsáveis pelo recrutamento e seleção dos candidatos.