Coluna Literária: Um olhar atento ao universo dos livros

A literatura tem o poder de informar, emocionar e transformar. Na Coluna Literária, abrimos espaço para explorar esse vasto universo, trazendo semanalmente indicações de obras que merecem destaque. Aqui, o leitor encontrará sugestões variadas, desde lançamentos recentes até clássicos atemporais, sempre com o objetivo de enriquecer sua experiência literária.

Com curadoria de Misael Freitas, a coluna busca conectar o público a histórias envolventes, autores de relevância e temas que dialogam com a atualidade. Seja ficção, não ficção ou ensaios instigantes, cada edição é um convite para ampliar horizontes e mergulhar no prazer da leitura.

Acompanhe nossas recomendações e descubra novas páginas que podem fazer a diferença no seu dia a dia!

 

Seja Luz

Igor Faria nos convida a embarcar em uma jornada transformadora de autoconhecimento, crescimento espiritual e desenvolvimento pessoal. Este devocional único é uma coletânea de mensagens diárias que prometem iluminar o caminho para uma vida mais plena, feliz e significativa. Cada dia traz uma nova mensagem, uma reflexão profunda ou um exercício prático desenhado para despertar o melhor que há em você.

(Autoria: Igor Faria | Editora: Citadel | Onde encontrar: Amazon)

 

Mãe, quero ser igual a você

Em versos de cordel, a escritora e pedagoga Elisiany Leite Lopes de Souza narra a história de Dona Maria e a filha Lili, que encontram na educação o caminho para transformar suas vidas. Da infância no sertão cearense até a escolha de uma profissão, a obra homenageia a cultura nordestina e destaca o impacto do ensino na construção de futuros. Com referências a grandes nomes da literatura e da música, o livro celebra o poder das palavras e os laços familiares que moldam sonhos.

(Autoria: Elisiany Leite Lopes de Souza e Thiago Valoni | Editora: Ases da Literatura | Onde encontrar: Amazon)

 

A saideira

Neste livro, a jornalista Barbara Gancia entrega ao leitor um relato profundamente pessoal e sincero sobre sua trajetória de vida, expondo com coragem e humor suas batalhas internas e externas. A narrativa reflete a experiência da autora com o alcoolismo, seus altos e baixos, além de suas descobertas e redescobertas no campo da saúde mental e emocional. É uma leitura que nos relembra do poder de enfrentar nossas próprias batalhas com autenticidade, paciência e compaixão.

(Autoria: Barbara Gancia | Editora: Matrix | Onde encontrar: Amazon)

 

As Repúblicas Marítimas Italianas: de Roma a Veneza

Uma obra para entender a ascensão, o auge e o declínio das cidades litorâneas da Itália que dominaram o comércio mediterrâneo entre os séculos XI e XVIII, e foram pioneiras na transição do feudalismo para o capitalismo. A partir de uma extensa pesquisa histórica, o autor Roberto Chacon de Albuquerque resgata nomes da história mundial – Marco Polo, Cristóvão Colombo e Fibonacci – e analisa como as inovações em finanças, diplomacia, navegação e artes, influenciaram a construção do mundo moderno.

(Autoria: Roberto Chacon de Albuquerque | Onde encontrar: Amazon)

 

Blu, como a cor azul

Ousada, carismática e charmosa, Blu Henderson usa um sorriso falso todos os dias, avançando na vida porque precisa não porque quer. O quieto, introvertido e misterioso Jace Boland chama sua atenção no segundo em que ela o vê. Atraídos por uma força inexplicável, surge então uma conexão turbulenta que persiste e atormenta, conserta e rompe, e força Blu e Jace a enfrentar seus traumas do passado enquanto tentam fazer o relacionamento funcionar. “Blu, como a cor azul” mostra como amar a si mesmo pode ser a única maneira de amar o outro.

(Autoria: Marie-France Leger | Editora: Mood | Onde encontrarAmazon)