Comércio varejista cresce 4,7% em 2024, mas enfrenta desafios para 2025
O varejo brasileiro registrou um crescimento expressivo de 4,7% em 2024, a maior alta desde 2012, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. O desempenho foi impulsionado pelos setores de artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria (+14,2%) e veículos e motos (+11,7%), além de avanços em materiais de construção e hiper e supermercados.
Apesar do cenário positivo, as projeções para 2025 são mais cautelosas. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) alerta para os impactos da taxa de juros elevada (13,25%) e da valorização do dólar, que reduzem o poder de compra da população. Cláudio Mohammad, presidente da CDL de Petrópolis, destaca que o comércio local enfrenta desafios adicionais, como a recuperação pós-pandemia e oscilações na demanda.
Para manter o crescimento, o setor varejista precisará investir em digitalização, personalização da experiência do consumidor e estratégias para alavancar vendas em datas sazonais. “O comércio deve se reinventar para garantir sua competitividade e crescimento sustentável”, ressalta Mohammad.