COMPED realiza 4º Fórum da Pessoa com Deficiência, em Mangaratiba

Com o tema ‘Inclusão, Participação e Construção – Um novo jeito de avançar, eliminando as diferenças’, o 4° Fórum do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, o COMPED, foi realizado na última quarta, no Centro Cultural Cary Cavalcanti, em Mangaratiba.

A pauta em questão tratou da leitura e aprovação do regimento interno do COMPED, documento este que norteou a eleição de novos representantes para a formação do Conselho. O evento contou ainda com diversas apresentações e exposições especiais.

“Esse fórum é um momento muito importante para nós, as pessoas com deficiência. Pois, somente aqui a sociedade civil e o governo se encontram para tratar dos nossos direitos e das políticas públicas que viabilizam a inclusão e o respeito às PcDs”, destacou a Presidente do COMPED, Rita Elza.

Para o Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba, Edu Jordão, o Fórum do COMPED foi essencial para a cidade. “Ouvir todos os relatos, sugestões, críticas e tudo que já estamos fazendo é fundamental para saber como a SMASDH tem se colocado para essas pessoas que precisam ser respeitadas e terem os seus direitos garantidos. Inclusão é a palavra de ordem para nós da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos”, pontuou o Secretário.

A eleição dos novos representantes para o COMPED obteve o seguinte resultado: Márcia Silvestre e Pedro Montenegro, foram eleitos como representantes de Pessoas com Deficiência Visual; Lucimar Fernandes e Claudia Cardoso, foram eleitas como representantes de Pessoas com Deficiência Auditiva; Evando Luiz de Oliveira e Marco Luiz de Oliveira, foram eleitos como representantes de Pessoas com Deficiência Física; Viviane Villela e Monique da Silva, foram eleitas como representantes de Pessoas com Deficiência Mental. A cerimônia de posse dos novos representantes eleitos acontece em 16 de novembro.

Também participaram do fórum, Nanni de Paula e Jorge Eduardo, representantes do COMPED Itaguaí, Alessandra Andrade, Diretora do DEED Mangaratiba, Conselheiros do COMPED Mangaratiba, Gerlaine Reis, Diretora da E.M. Emanuella, e Ady Alves, pioneiro da luta da pessoa com deficiência em Mangaratiba.

Mais sobre o COMPED Mangaratiba:

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência foi criado pela lei municipal N° 876, de 5 de agosto de 2013. É um órgão consultivo, deliberativo e controlador da implantação, implementação das políticas públicas de promoção, atendimento e defesa dos direitos da pessoa com deficiência, de natureza permanente, cujo objetivo principal é a fiscalização da implantação, com capacidade de interiorização das ações, estando vinculado técnica, financeira e administrativamente à Secretaria da área de Assistência Social e Direitos Humanos, assegurada a participação paritária entre governo e sociedade civil.

 

Foto: Jonathan Abade