Consciência Negra: Barra Mansa terá programação especial durante todo o mês de novembro

Capacitação de equipe diretiva da Rede Municipal, Afrosaberes, palestras, Feira Afro e rodas de conversa estão entre as atividades que serão desenvolvidas

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), da Fundação Cultura e da Secretaria de Educação, promoverá durante todo o mês, uma série de atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

No município, promover a educação antidiscriminatória e antirracista é garantida através da Lei Municipal 3592, de 15 de maio de 2006, que teve sua atualização sancionada no mês de setembro pelo prefeito Rodrigo Drable. A matéria é de autoria do próprio prefeito, enquanto vereador da cidade.

De acordo com a gerente da Gepir, Deviane da Costa, as atividades acontecem para reforçar e celebrar tudo o que já vem sendo desenvolvido nas unidades ao longo do ano. “Aqui em Barra Mansa nós temos um trabalho constante de promoção da igualdade racial, principalmente junto aos estudantes da rede municipal através da lei 3592/06. Durante este mês de novembro nós ampliamos as atividades para celebrar a data e fortalecer as ações”, disse Deviane.

A abertura das atividades acontecerá na próxima terça-feira, com o lançamento do Afrosaberes voltado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“O Projeto Afrosaberes acontece desde 2017, com o objetivo de propor uma reflexão aliada a ações culturais de música e arte, dialogando sobre temas como igualdade, identidade, diversidade cultural, discriminação racial e representatividade. Antes da pandemia nós já tínhamos a intenção de direcionar essas atividades para os alunos do EJA, mas com as medidas restritivas, no último ano as ações aconteceram de forma virtual e não pudemos dar continuidade ao projeto nesta linha. Neste ano, que estamos retomando as atividades, nós vamos fazer o lançamento no dia 08, com os alunos do CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro. No dia 10 será a vez dos estudantes do Colégio Padre Anchieta, na Vista Alegre, e no dia 23, no Colégio Clécio Penedo, no Nova Esperança”, detalhou Deviane.

Nos dias 10 e 11, a Escola Vocacionada Socioambiental de Barra Mansa, Ciep 483 – Ada Bogato, localizada no bairro Paraíso de Cima, irá promover uma roda de conversa, com a presença da Vice-prefeita Fátima Lima, e uma formação aos professores sobre educação antirracista. “No dia 10, às 10 horas, nós iremos receber a Vice-prefeita Fátima Lima para dialogar sobre ações de liderança no cotidiano dela. Já no dia 11, às 9 horas, nossa equipe irá passar por uma formação sobre a atualização da lei municipal 3592/06”, disse o coordenador pedagógico da Socioambiental, Lucas Peres Guimarães.

Dando sequência às atividades, no dia 17, as equipes diretivas da Rede Municipal de ensino vão participar de uma capacitação, no Auditório do Sesi, no bairro Barbará, para orientar os profissionais sobre a abordagem diante de casos de racismo no ambiente escolar.

“Recentemente nós observamos diversas situações relacionadas a questões raciais em instituições de ensino da região. Diante dos fatos nós observamos e analisamos a necessidade de orientar as equipes para acolher as vítimas e as famílias, identificar os agressores e a abordagem. Nós colocamos esse tema como importância para esse ano, então nós teremos a capacitação com estudo de casos, palestra com profissionais ligados à promoção de políticas públicas e igualdade racial”, disse a gerente da Gepir, Deviane da Costa.

Encerrando as atividades do mês, no dia 30, o Conselho de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comuppir) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, promoverá um encontro para celebrar a data. “Nós teremos um evento, no dia 30, às 19 horas, na OAB Barra Mansa com o tema ‘A maturidade da lei 10639/03: avanços e retrocessos’, onde iremos discutir os impactos positivos e negativos da lei e se avançamos ou se estamos estacionados com relação à sua aplicação. Ou seja, faremos um encontro para avaliar a legislação, uma vez que no próximo ano ela completará 20 anos”, disse a presidente do Comuppir, Aldjane Prata.

Referência

Devido à sua atuação relevante ao promover ações e políticas de igualdade racial, não apenas durante o mês de novembro, mas também como parte do currículo escolar da rede pública, Barra Mansa tem se tornado modelo para outros municípios.

“Ao longo do mês nós teremos diversas atividades nas unidades escolares, entre elas a culminância do projeto Negritude Damião, na Escola Municipal Damião Medeiros, que foi premiada recentemente por seu trabalho de representatividade. Teremos também a Feira Afro, que será no dia 19, e o evento ‘Jovens Negros de Sucesso’, para homenagear jovens do município que se destacaram em suas comunidades, nos estudos e em suas profissões, além de uma palestra no Hospital da Mulher sobre a importância de políticas públicas no atendimento a saúde da mulher negra”, pontuou a vice-prefeita Fátima Lima, acrescentando:

“Nossa equipe está de parabéns, todo o trabalho desenvolvido está tendo destaque e reconhecimento. Prova disso é que como parte das ações nós também fomos convidados para participar de atividades em Rio Claro e em Bananal-SP”, concluiu.

Foto: Arquivo/Chico de Assis