Consciência Negra: Solar dos Mellos recebe programação especial, em Macaé
O Solar dos Mellos recebeu, nesta segunda-feira, o início de uma programação especial que marca o mês da Consciência Negra. Com olhos e ouvidos atentos, alunos da escola municipal de Educação Infantil Hilda Ramos Machado entraram no mundo encantado das histórias através da contação feita pela “Tia Rô”. Até o dia 30, outras atrações colocarão em destaque a cultura afro-brasileira e a importância de sua valorização.
A tarde, permeada de encanto, contou com histórias sobre amizade e união como a da “Doroteia, a Centopeia”, de Ana Maria Machado, e de contos como a da menina que descobriu toda a beleza na herança que trazia nos cabelos cacheados. E foi assim, de maneira lúdica, que a poeta, professora e contadora de histórias, Rosane Carvalho, a “Tia Rô”, conduzia os pequenos a conceitos importantes sobre autovalorização e respeito às diferenças.
“Resolvemos trazer diversos contos como uma forma de mostrar que todos somos diferentes e que cada um é especial do seu jeitinho, trazendo para o contexto das crianças, reflexões sobre aceitação, autoafirmação e a importância de se achar lindo do jeito que se é”, apontou a diretora do Solar dos Mellos, Patrícia Barboza, destacando que a programação ao longo da semana é gratuita e dirigida a públicos com diferentes faixas etárias.
“Momentos como esse reforçam de uma forma muito leve e criativa abordagens já trabalhadas pela escola, contribuindo para a fixação desse conhecimento”, ressaltou a professora do Maternal 2, Deyse Lúcia.
Sofia Viana, 4 anos, estava entre os alunos que aprovaram a tarde de entretenimento e aprendizado. “Achei muito divertido! A história que mais gostei foi a da menina que tem os cabelos cacheados parecidos com os meus”, revelou.
Eventos seguem nos dias 22, 23 e 30 de novembro
Nesta terça-feira (22), a programação no Solar dos Mellos continua. Às 9h, o Museu recebe alunos da rede municipal para uma visita guiada e, às 14h, haverá roda de capoeira com o mestre Kiko.
No dia 23, às 18h30, será a vez do Café Literário com os autores convidados: os professores Pedro Dorneles e Jorge Luís Rodrigues. O evento, aberto ao público, abordará a publicação “Educação das Relações Raciais no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico” e o livro “Negritude, Poderes e Heroísmos”, com estudos sobre representações e imaginários nas histórias em quadrinho.
O Curta no Museu encerra a programação no dia 30, com a exibição, às 19h, do documentário experimental ‘Pontes’, seguida de roda de conversa mediada pelo produtor cultural, Hélder Santana.
O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, Centro.