Controladoria-Geral de Angra é homenageada pela Câmara Municipal
A Controladoria-Geral do Município (CGM) recebeu uma moção de aplausos da Câmara Municipal na última quinta-feira (30), proposta pela vereadora Jane Veiga e aprovada pelo Legislativo angrense. Toda a equipe da CGM compareceu ao plenário Presidente Benedito Adelino, incluindo o controlador-geral de Angra, Roberto Peixoto.
Jane Veiga destacou a importância da Controladoria na gestão municipal e sua responsabilidade pela saúde financeira do município. A moção de aplausos foi concedida devido ao papel da CGM na recuperação financeira do município e pela eficiência no ordenamento e controle do orçamento e na prestação de contas. Isso resultou em uma redução das ressalvas feitas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na última aprovação das contas municipais.
Roberto Peixoto também ressaltou o trabalho da CGM na atual gestão, como o trabalho de ouvidoria interna e corregedoria interna, destinados aos servidores que queiram fazer críticas e/ou denúncias sobre eventuais irregularidades.
Além dessas iniciativas, a CGM teve um papel importante na recuperação financeira do município. Em janeiro de 2017, a Prefeitura de Angra possuía uma dívida de R$ 425 milhões. No primeiro quadrimestre do ano passado, esse valor havia caído para R$ 53 milhões. Junto à redução da dívida, a CGM trabalhou com resultados efetivos no aumento da arrecadação e na contenção de despesas.
Outra iniciativa importante da CGM foi a política de gestão de risco, implementada na administração municipal a partir de fevereiro deste ano. A publicação da política de gestão de risco é resultado de um trabalho iniciado no começo de 2022.
O trabalho da CGM no controle interno do governo municipal nos últimos anos pode ser atestado pela redução do número de ressalvas feitas pelo TCE às contas do município, o que foi fundamental para a homenagem feita pela Câmara de Angra. Enquanto o exercício de 2020 do Executivo municipal teve 16 ressalvas do TCE, o de 2021 teve apenas sete.