Corrida dos Garçons no Petrópolis Gourmet: ganhadores farão oficinas de sommelier
E uma das atrações mais aguardadas do Petrópolis Gourmet – que retornou depois de dois anos de pandemia- foi a tradicional Corrida dos Garçons.
Os profissionais disputaram as provas na manhã desta terça-feira, na Praça da Inconfidência, no Centro Histórico. A prova faz parte do festival gastronômico que iniciou dia 27 de outubro e segue até 13 de novembro em 31 estabelecimentos da cidade. O Petrópolis Gourmet, que tem este ano o tema “Sabores de João – um passeio pela culinária da monarquia brasileira”, é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e está em sua 22ª edição. A programação completa do festival pode ser conferida em www.petropolisgourmet.com.br.
E a competição é coisa séria, mas que acaba em diversão. Os participantes foram desafiados a carregar as bandejas que usam no dia a dia com dois copos de chope de 500 ml pela extensão da praça. Além do tempo cronometrado com a meta de ser vencedor o mais rápido, foi avaliado também o quesito de não deixar cair a bebida do copo.
Fabiano Cruz, do Soberano, foi o vencedor na categoria masculina da corrida dos garçons. O profissional de 31 anos comemora a escalada na carreira que iniciou somente há cinco meses como cumim e que agora está promovido a garçom.
“Agradeço muito a oportunidade à casa em que trabalho e estou muito feliz com a premiação”. Fabiano foi prestigiado pela proprietária do Soberano, Raquel Saraceni, que fez questão de estar presente à prova e torcer pelo funcionário. “É muito bacana a proposta de integração e importante participar dessa que é uma das atrações do Petrópolis Gourmet”, frisou. Já Sabrina Lopes, que trabalha há um ano como garçonete da Casa Pellegrini, foi a vencedora na categoria feminina. “Incentivo também que mais mulheres abracem a profissão”, diz ela.
A prova foi organizada com carinho pelo PC&VB e os primeiros colocados ganharam oficinas com o sommelier Marco Aurélio Lopes como forma de estimular o aprimoramento na profissão. “Bom estar de volta com essa tradição porque uma das metas do Petrópolis Gourmet é a interação de todos os profissionais dos estabelecimentos participantes com o evento”, aponta a diretora de eventos do Petrópolis Convention, Márcia de Paula.
Membro do Conselho do Petrópolis Convention, Samir el Ghauoi falou sobre a importância dos profissionais no bom funcionamento de bares e restaurantes e o diferencial no Petrópolis Gourmet. “Também são embaixadores do festival e devemos reverenciá-los por essa atuação no Petrópolis Gourmet e no dia a dia dos estabelecimentos. Um bom atendimento é sempre o início de uma boa experiência para o cliente”, destaca.
O Petrópolis Gourmet deste ano já é considerado uma das melhores edições dos últimos tempos. A inspiração do festival deste ano se relaciona e homenageia os 200 anos de Independência, uma agenda histórica e o tema do festival foi personificado em D. João VI, rei de Portugal e do Brasil, um amante da gastronomia.
Foto: divulgação