Corte ilegal de árvores em área de preservação é identificado em Paraty

A 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) identificou nesta quarta-feira (10) o corte de diversas árvores em área de preservação permanente no município de Paraty, na Costa Verde. A ação ilegal foi descoberta após denúncia feita pelo Disque Denúncia Paraty, através do programa Linha Verde, específico para receber denúncias de crimes contra o meio ambiente.

Os agentes da UPAm Juatinga, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, se dirigiram ao local indicado na denúncia, um terreno na Estrada do Coriscão, onde constataram a degradação de aproximadamente 100 metros quadrados de área dentro da zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina. O responsável pelo terreno alegou ter cortado as árvores de pequeno e médio porte para diminuir a presença de animais peçonhentos próximos a uma escola e para a construção de um muro na entrada do terreno. No entanto, ele não possuía licença para realizar tais atividades no local.

Diante disso, os policiais da 4ª UPAm encaminharam o responsável à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 60 da lei 9605/98, que trata de crimes contra o meio ambiente. A população de Paraty pode contribuir com a preservação ambiental denunciando crimes como esse ao Linha Verde, do Disque Denúncia, através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, com atendimento 24 horas, sete dias por semana. É possível realizar denúncias também pelo site do Disque Denúncia ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” e pela FanPage do Linha Verde no Facebook. Todo o processo de denúncia é feito de forma anônima, garantindo a segurança do denunciante. A colaboração da população é fundamental para proteger o meio ambiente e combater esses tipos de crimes.