CTO de Petrópolis promove campanha Outubro Rosa com programação especial

O Centro de Terapia Oncológica (CTO) de Petrópolis está engajado em um mês inteiro de ações em apoio à campanha Outubro Rosa, sob o lema “Quem procura, cura”. A unidade, reconhecida por seu compromisso com a saúde, oferecerá uma série de palestras abertas ao público, com o objetivo principal de conscientizar e informar sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de mama.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que o Brasil terá 73.610 novos casos de câncer de mama durante o triênio de 2023 a 2024. Essa estimativa representa uma proporção de 66,54 novos casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres no país, excluindo os tumores de pele não melanoma. A região Sudeste apresenta o maior risco estimado, com uma proporção de 84,46 casos a cada 100 mil mulheres.

A oncologista do CTO, Carla Ismael, ressaltou a importância do diagnóstico precoce, observando que muitas pacientes ainda chegam à unidade com tumores em estágios avançados. Ela enfatizou que as chances de cura aumentam significativamente quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente.

A programação do Outubro Rosa no CTO Petrópolis começa no dia 2 de outubro, às 9h, com uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

No dia 10 de outubro, às 10h, será abordado o tema “Os Benefícios Previdenciários e Assistenciais para o paciente oncológico”. Na semana seguinte, em 17 de outubro, às 9h, a programação continua com orientações fisioterapêuticas para o autocuidado das pacientes com câncer de mama.

Dando sequência, em 20 de outubro, às 14h, a palestra tratará da “Sexualidade e Câncer”

No dia 24 de outubro, às 9h, o foco será “Imunidade – O alimento como ferramenta de fortalecimento durante o tratamento oncológico”. Em seguida, às 10h, o tema será “A importância do exercício físico no tratamento oncológico”.

Em 26 de outubro, às 14h, a palestra abordará a “Qualidade de Vida”. No dia seguinte, 27 de outubro, às 15h, serão discutidos os mitos comuns relacionados ao tratamento do câncer de mama.

Para encerrar a programação do Outubro Rosa no CTO de Petrópolis, em 31 de outubro, às 10h, será apresentada uma palestra sobre os tipos de cirurgia para o câncer de mama.

A campanha visa não apenas conscientizar, mas também oferecer informações valiosas sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama, contribuindo para a saúde e o bem-estar da comunidade.