Curso “Mulheres na Política” está com inscrições abertas
Abertas as inscrições para o curso gratuito “Mulheres na Política: Feminismo Popular como Instrumento de Transformação”. Idealizado pela vereadora Júlia Casamasso, representante da Coletiva Feminista Popular, o curso tem como propósito explorar o papel do feminismo como ferramenta de emancipação, discutindo a construção de políticas públicas para assegurar direitos, serviços, emprego e saúde para as mulheres trabalhadoras.
O curso, que emitirá certificados, acontecerá em três encontros: nos dias 28 e 29 de forma online, via Meet, e no dia 30 (data de encerramento), presencialmente no Plenário da Câmara, sempre às 19h. As inscrições estão disponíveis neste link.
Entre os temas que serão abordados no curso estão:
– Análise teórica e estrutural da posição da mulher na sociedade capitalista;
– Debates transversais sobre questões que afetam as mulheres, como o direito à cidade;
– Maternidade e o trabalho invisível de cuidado – estratégias para enfrentar desafios e fortalecer um feminismo popular;
– O papel das políticas públicas na distribuição dos trabalhos de cuidado e doméstico, frequentemente sobrecarregando e empobrecendo mulheres e chefes de família;
– Geração de renda e inclusão produtiva das mulheres trabalhadoras, principalmente em áreas residenciais e distritos;
– Medidas para garantir atenção à saúde sexual e reprodutiva das mulheres.
“Através destes três encontros presenciais, buscamos entender que a divisão do trabalho baseada em gênero empobrece as mulheres, restringindo o acesso delas a uma vida digna e à segurança econômica e alimentar. O racismo estrutural intensifica essa situação, principalmente para as mulheres negras. Também queremos discutir a importância de socializar o trabalho de cuidado, atualmente realizado em casa, de forma não remunerada, em empregos precários ou em situações de servidão por mulheres trabalhadoras”, destaca Júlia Casamasso.
O curso contará com a presença dos seguintes instrutores:
– Júlia Casamasso: vereadora de Petrópolis, professora da rede pública estadual e docente no curso de Pós-Graduação da FASESP.
– Cecília Vieira: advogada popular, mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela UERJ, realiza oficinas e atividades de educação popular feminista.
– Maria Gabriela Mayworm: professora no Instituto Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Linguística Aplicada e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual.