Curso online gratuito “Seja” da Fundação Roberto Marinho prepara para o Encceja

A Fundação Roberto Marinho está com inscrições abertas desde esta terça-feira (21) para o curso online e gratuito “Seja”, destinado a preparar jovens e adultos que estão fora da escola para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O Encceja oferece a oportunidade de obter o certificado de conclusão tanto do Ensino Fundamental quanto do Médio por meio de uma única prova, aplicada em todo o país no dia 26 de agosto. Para obter a certificação do Ensino Fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos completos na data da prova, enquanto para o Ensino Médio a idade mínima exigida é de 18 anos completos.

“Podem fazer a prova jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive pessoas privadas de liberdade, que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada”, lembra a Fundação.

O projeto visa auxiliar os alunos a ampliar seus conhecimentos em diversas disciplinas.

“O curso preparatório online ‘Seja’ tem como objetivo fornecer suporte pedagógico e preparatório para aqueles que desejam concluir a educação básica. A flexibilidade de acesso às aulas a qualquer momento, de acordo com a disponibilidade de cada um, é fundamental. Além disso, a variedade de recursos disponíveis, como videoaulas, materiais de estudo e simulados, é essencial para uma preparação completa”, destaca Renan Carlos, diretor da Escola da Fundação Roberto Marinho.

Ele também enfatiza o papel dos professores e as interações possíveis durante o curso.

“Nossa equipe de professores está sempre atualizada com o conteúdo do exame, proporcionando tranquilidade aos alunos e preparando-os para os desafios que encontrarão. A interatividade oferecida pelo curso, por meio de fóruns de discussão e sessões de dúvidas ao vivo, é fundamental. Os alunos podem esclarecer suas dúvidas com os professores e trocar experiências entre si, criando um ambiente de aprendizado colaborativo que os impulsiona ainda mais. Ao oferecer essa oportunidade, a Fundação Roberto Marinho investe nos jovens e adultos que foram excluídos do sistema educacional e contribui para a redução da desigualdade social no país”, concluiu.

Outras informações sobre o Encceja podem ser acessadas no site do Inep.